UFABC inicia mês de setembro com implantação oficial do teletrabalho
Após atuação intensa da Comissão pro tempore de Acompanhamento da Realização do Teletrabalho (CART), no sentido de organizar os fluxos visando viabilizar o início da modalidade na UFABC, as primeiras atividades foram aprovadas e a Universidade já iniciou o mês de setembro com parte de seu efetivo atuando oficialmente no teletrabalho parcial ou integral.
Segundo dados da Comissão pro tempore, hoje a Universidade conta com a modalidade implantada em mais de 60 áreas da instituição e outras 27 estão em fase de análise. São aproximadamente 280 servidores exercendo suas funções via teletrabalho parcial ou integral. Vale lembrar que o teletrabalho é homologado para as vagas que respondem por determinadas funções e não para os servidores.
Para que esses números expressivos fossem alcançados, a Comissão trabalhou em um rigoroso e detalhado cronograma durante o mês de agosto para que as atividades passíveis de serem realizadas nessa modalidade fossem homologadas já para o início de setembro. Porém, independente do cronograma encerrado no mês passado, vale ressaltar que um novo período para recebimento das propostas será aberto no próximo dia 03/10, a partir do qual os Planos de Trabalho poderão ser submetidos em fluxo contínuo.
Às áreas que irão encaminhar o pedido e aos servidores da UFABC, a Comissão reforça alguns pontos importantes:
- Neste momento as atividades não precisam ser EXTREMAMENTE específicas, podem ser mais genéricas, facilitando o mapeamento pelas áreas;
- A avaliação das horas é por tempo gasto por dia, mesmo que a tarefa toda leve 40, 100, 200 horas;
- O teletrabalho não é obrigatório, as áreas podem solicitar e os servidores que não quiserem aderir não são obrigados. Dessa forma ninguém é prejudicado caso a área encaminhe a solicitação para a função exercida por aqueles que não têm interesse nessa modalidade;
- É normal ter dúvidas no mapeamento e alocação das atividades nesse momento. Todos estão aprendendo e nos familiarizando com essa modalidade de trabalho;
- A solicitação deve ser feito pelas áreas, inclusive as sessões, mesmo que sejam compostas por apenas um servidor;
- A quantidade de vagas solicitadas deve respeitar a quantidade máxima de servidores em exercício na área (não mais que isso);
- Por fim, a Comissão lembra que a implantação do teletrabalho é um trabalho conjunto entre o grupo e os servidores(as). Normal que às vezes a própria Comissão não tenha resposta imediata pra todas as dúvidas.
Mais informações na página: Programa de Gestão e Desempenho PGD - UFABC (modalidade teletrabalho).
Eleição da Comissão formal para acompanhamento do teletrabalho
Até o próximo dia 08 de setembro está aberto o período para inscrição dos(as) candidatos (as) à membros da Comissão de Acompanhamento da realização do Teletrabalho na UFABC. A atual Comissão pró-tempore será substituída por uma nova comissão de acordo com a Resolução n. 221/2022 do CONSUNI.
A nova comissão será composta por 4 (quatro) servidores técnicos administrativos, sem cargo de chefia, sendo 2 (dois) membros eleitos pela categoria e 2 (dois) membros indicados pela Reitoria. As vagas para a representação Técnico-Administrativa terão mandato de dois anos e possibilidade única de recondução.
As inscrições serão feitas em chapas (titular e suplente) e a eleição dos representantes será realizada no dia 21 de setembro. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico e enviá-lo até as 23h59 do dia 08. O link para inscrição é: Eleição para a Comissão de Acompanhamento da Realização do Teletrabalho (CART) na UFABC.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
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