Assinatura de ministro oficializa início de qualificação para jovens com projeto da UFABC
Cerimônia com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, marcou no último dia 1º o lançamento do Programa Manuel Querino (PMQ) na região do ABC. Essa iniciativa funcionará com base em dois projetos de qualificação profissional da UFABC que foram selecionados pelo Ministério junto a outras 25 propostas espalhadas pelo País. Além do ministro, assinaram o Termo de Parceria no Teatro Clara Nunes em Diadema o reitor Dácio Matheus e os prefeitos de Diadema, José de Filippi Júnior, e de Mauá, Marcelo Oliveira.
As sete cidades do ABC foram contempladas com a oferta de 3.750 vagas em cursos para jovens entre 16 e 29 anos, incluindo auxílio permanência mensal no valor de R$ 300,00 a ser pago ao longo da realização do programa. O público alvo consiste em integrantes de famílias em situação de baixa renda, beneficiárias de programas sociais e grupos populacionais em vulnerabilidade. Um décimo das vagas foi destinado a pessoas com deficiência.
Luiz Marinho afirmou que o projeto oferece um futuro melhor para jovens em diversas regiões do Brasil, atendendo a uma meta do presidente Lula. O prefeito José de Filippi destacou que o PMQ promove incentivo ao estudo, à formação profissional e mostra como a Educação pode transformar cidadãos, fornecendo visibilidade social e conteúdo. Para o reitor Dácio Matheus, mais do que inserir jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, essa qualificação os coloca no caminho da Educação.
Além dos signatários, integraram a solenidade a secretária de educação de Diadema e presidente do Grupo de Trabalho Educação do Consórcio, Ana Lúcia Sanches, o secretário de Qualificação e Fomento do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Lavigne, o deputado federal Vicentinho, os deputados estaduais Luiz Fernando Ferreira e Teonilio Barba e Naomi da Silva Wilma, que se inscreveu no curso dentro da área Eficiência Energética.
Em sequência à assinatura da parceria, uma mesa de apresentação do PMQ contou com a participação da professora Matilde Ribeiro da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), da diretora do Departamento de Educação Popular de Diadema, Evelyn Daniel, do secretário federal Magno Lavigne, e da professora Angela Terumi Fushita, coordenadora geral do projeto de qualificação na UFABC e do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL-UFABC). A docente fez uma síntese de como o programa será desenvolvido e destacou a importância de todas as pessoas que, de alguma maneira, estão envolvidas na realização das atividades do PMQ na região do ABC.
Ramos profissionais
A formação oferecida pela Universidade tem como base dois projetos que se subdividem em ramos profissionais distintos.
No primeiro, “Qualificação Social e Profissional no Grande ABC: Geoprocessamento, Eficiência Energética, Turismo e Produção Cultural”, o programa contempla as seguintes áreas: Eficiência Energética (eletricista de sistema de energias renováveis); Geoprocessamento (auxiliar de geoprocessamento); Turismo (condutor de turismo em unidades de conservação ambiental local e condutor de turismo em espaços culturais locais) e Produção Cultural (agente e assistente de produção).
O segundo projeto, “Qualificação Social e Profissional no ABC: Trabalho doméstico, trabalho mais que decente”, se concentra na promoção do avanço do conhecimento em meio a trabalhadoras desse setor.
As aulas serão presenciais de segunda à quinta de março a agosto e de agosto a novembro. O curso conta com carga horária diária de três horas e total de 200. Serão 51 salas/turmas distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite.
de segunda à quinta de março a agosto e de agosto a novembro. O curso conta com carga horária diária de três horas e total de 200. Serão 51 salas/turmas distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite.
Mais informações sobre o conteúdo do curso e sobre o PMQ.
Veja algumas fotos do evento abaixo e o álbum completo no Flickr da Prefeitura de Diadema.
Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC. Fotos: Prefeitura de Diadema.
Redes Sociais