Projeto da UFABC é aprovado pelo Programa de Combate a Epidemias da CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nessa sexta-feira, 19 de junho, o resultado do Edital nº 09/2020 do Programa de Combate a Epidemias, que financiará pesquisas e bolsas de pós-graduação nas áreas de epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática. Segundo a CAPES, o edital, que recebeu 545 propostas, previa a seleção de 30, mas, devido à alta qualidade, 31 atingiram a avaliação máxima e foram aprovadas. Cada uma será contemplada com até 30 bolsas e um valor de até 345 mil reais, entre custeio e capital.
No seleto grupo de projetos aprovados consta um do Programa de Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, intitulado Construção de plataformas nanoestruturadas para prevenção e detecção da Covid-19. Dentre os seus principais objetivos está a atuação em duas linhas de frente no combate ao novo coronavírus: a de prevenção, por meio de estudos sobre a interação do vírus com materiais nanoestruturados, visando prevenir o contágio por superfícies contaminadas pela inativação viral para auto-desinfecção, e a de detecção e diagnóstico, por meio do desenvolvimento de testes precisos baseados em IgM-IgG (rápido) e material genético, além de modelos baseados em inteligência artificial (machine learning) para apoiar o processo de diagnóstico com diferentes materiais.
De acordo com o seu plano de trabalho, o projeto representa um desafio inovador para o desenvolvimento científico-tecnológico relativo à saúde pública, com grande impacto social. Sua abordagem interdisciplinar permitirá reunir profissionais de diversas áreas de pesquisas fundamentais, clínicas e tecnológicas em prol de um mesmo objetivo: a obtenção de novos conhecimentos, melhorias de processos e produtos para um controle mais efetivo do SARS-CoV-2. O projeto será realizado em colaboração com pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Oportunidades para pesquisadores
Segundo o Prof. Dr. José Antonio Souza, coordenador do projeto e do Programa de Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, objetiva-se, também, investir na formação de recursos humanos qualificados e, para tanto, está prevista a concessão de 12 bolsas de doutorado e 18 de pós-doutorado ao longo dos seus 3 anos de vigência.
Os processos seletivos para atribuição das bolsas serão realizados em breve, visto que os primeiros candidatos aprovados deverão começar a atuar já em agosto. Os interessados devem acompanhar as informações a serem divulgadas, oportunamente, no site do PPG-NMA.
Sobre o Programa de Combate a Epidemias da CAPES
O Programa é um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para enfrentar a Covid-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. Estrutura-se em duas dimensões – ações estratégicas emergenciais imediatas e ações estratégicas emergenciais induzidas em áreas específicas – e três editais: Epidemias (Edital nº 09/2020); Fármacos e Imunologia (Edital nº 11/2020); Telemedicina e Análise de Dados Médicos (Edital nº 12/2020).
O Edital n° 09/2020, no qual o referido projeto da UFABC foi aprovado, disponibilizará recursos na ordem de 70 milhões de reais para despesas de capital, custeio e bolsas. Os 31 projetos de pesquisa selecionados receberão até 345 mil reais cada, além de bolsas de doutorado e pós-doutorado – estima-se a implementação de 900 bolsas.
#NósPeloBemComum
Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Redes Sociais