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Sistema robótico submarino para inspeção de estruturas oceânicas desenvolvido na UFABC

Alunos de graduação e de mestrado em Engenharia Mecânica da UFABC, sob coordenação do professor Juan Pablo Julca Avila, desenvolvem um veículo robótico submarino com capacidade de inspecionar e calibrar cascos de navios. Esse equipamento (veja vídeo) servirá como plataforma experimental para conduzir pesquisas em dinâmica e controle de robôs submarinos, providos de sistema de aderência para serviços em estruturas oceânicas. Com financiamento da Fapesp no valor de R$ 300 mil, o projeto de nome "Desenvolvimento de um veículo robótico submarino para inspeção de cascos de navios" começou no final de 2012. A primeira fase do trabalho se estenderá até agosto deste ano e a conclusão do projeto está prevista para 2017.

O veículo consiste em uma estrutura mecânica de polipropileno, um conjunto de sensores e de propulsores e esteiras motorizadas. Ele leva a bordo uma câmera e transdutores de ultrassom para calibração de espessuras e dispõe de um cabo umbilical para comunicação e alimentação elétrica. Diferentemente da maioria dos ROVs (Remotely Operated Vehicle) convencionais que apenas se deslocam em "voo livre", o dispositivo em desenvolvimento, além dessa funcionalidade, adere e se desloca sobre superfícies. Em virtude dessas duas características operacionais, ele se classifica como um robô híbrido, obtendo a designação de HROV.

O protótipo do veículo foi construído no primeiro ano de pesquisas e em dezembro de 2013 aconteceram os primeiros testes hidrodinâmicos, tanto em uma piscina de mergulho como no tanque de provas do departamento de Engenharia Naval da USP. Em fevereiro deste ano, houve o teste do sistema de controle de manobras básicas em "voo livre" e rastejamento. Até o fim da primeira fase, o desenvolvimento do sistema de controle de atitude e de velocidade do veículo e os testes do sistema de aderência sobre superfícies inclinadas devem ser concluídos.

Na segunda fase da pesquisa (2015 a 2017), o sistema ultrassónico de inspeção será desenvolvido para ser "embarcado" no veículo e um conjunto de transponders para posicionamento acústico e uma câmera serão adquiridos para a navegação sobre superfícies submersas. Também serão conduzidos testes de calibração de cascos de navios em alto-mar e pesquisas experimentais em dinâmica e controle. O projeto envolve as disciplinas Projeto Mecânico, Hidrodinâmica, Dinâmica e Controle, Processamento de Sinais, Hardware e Software e Eletrônica Embarcada.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

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