Metodologia
Processo de gerenciamento do PDTI
PREPARAÇÃO
A fase de Preparação representa o início do projeto de elaboração do PDTI.
O projeto inicia-se com o Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação - CETIC definindo a abrangência e o período do PDTI e indicando a equipe de elaboração do PDTI. Essa indicação é formalizada por meio de Portaria de designação.
Em seguida, são conduzidas as atividades de definição da metodologia de elaboração do PDTI, identificação dos documentos de referência e princípios e diretrizes, as quais compõem uma proposta de Plano de Trabalho a ser aprovada pelo CETIC ao final da fase.
Portanto, essa fase reúne aspectos decisórios de caráter superior, aprovação de documentos e atividades diretamente voltadas à elaboração do Plano de Trabalho, o qual orientará a condução da elaboração do PDTI.
Os processos que compõem a Fase 1 – Preparação são:
- Definir a abrangência e o período do PDTI;
- Definir a equipe de elaboração do PDTI;
- Descrever a metodologia de elaboração do PDTI;
- Identificar e reunir os documentos de referência;
- Identificar Estratégias da Organização;
- Identificar princípios e diretrizes;
- Elaborar o plano de trabalho do PDTI (PT-PDTI);
- Aprovar o plano de trabalho do PDTI;
DIAGNÓSTICO
Essa fase caracteriza-se por buscar compreender a situação atual da TI na organização para, em consonância com esse quadro, identificar as necessidades (problemas ou oportunidades) que se espera resolver.
Para isso, contempla processos relacionados a análise do planejamento anterior, análise estratégica e levantamento de necessidades. A análise do planejamento anterior visa avaliar a situação das ações anteriormente planejadas: se estão em andamento, se foram canceladas, se já foram realizadas ou se há necessidade de realinhá-las aos objetivos do órgão e da TI. A análise estratégica é realizada para posicionar a TI do órgão no seu contexto organizacional. O levantamento de necessidades parte daquelas relacionadas à informação e se desdobra em todas as outras associadas à TI: serviços, infraestrutura, contratações e pessoal de TI. Dentro desta etapa, foram realizados os levantamentos de necessidade – áreas da Universidade e Alunos, e a avaliação da TI atual.
Os principais processos que compõem a fase de diagnóstico são:
- Avaliar os resultados Planejamento de TI anterior;
- Analisar o Referencial Estratégico da área de TI;
- Analisar a Organização da TI;
- Realizar Análise SWOT da TI;
- Identificar Necessidades de Informação;
- Identificar Necessidades de Serviços de TI;
- Identificar Necessidades de Infraestrutura de TI;
- Identificar Necessidades de Contratação de TI;
- Identificar Necessidades de Pessoal de TI;
- Consolidar o Inventário de necessidades;
- Alinhar as Necessidades de TI às Estratégias da Organização;
- Aprovar o Inventário de Necessidades;
PLANEJAMENTO
Depois do diagnóstico, onde é analisada a situação atual da TI na organização e identificadas as necessidades de TI, inicia-se a próxima fase do processo: a fase de planejamento.
Essa fase caracteriza-se por planejar o atendimento das necessidades, estabelecendo os planos e as ações adequados para o alcance dos objetivos esperados. Para isso, contempla processos relacionados à priorização das necessidades e planejamento de metas e ações, abrangendo aspectos de pessoal, orçamentários e riscos.
Um dos principais documentos produzidos nessa fase, e muito importante para todo o processo de elaboração do PDTI, é o Plano de Metas e Ações.
Ao final dessa fase, a minuta do PDTI é consolidada pela equipe de elaboração do PDTI, aprovada pelo CETIC e publicada.
Na fase de planejamento, a execução de grande parte dos processos compete à equipe de elaboração do PDTI – GT. O CETIC também atua, porém especificamente para realizar a atualização dos critérios de priorização e de aceitação de riscos, para a aprovação dos planos, e, por fim, para a aprovação da Minuta do PDTI.
Os principais processos que compõem a fase de planejamento são:
- Atualizar critérios de priorização;
- Priorizar as necessidades inventariadas;
- Definir metas e ações;
- Planejar a execução das ações;
- Planejar ações de pessoal;
- Planejar Investimentos e Custeio;
- Consolidar a Proposta Orçamentária da TI;
- Aprovar os Planos Específicos;
- Atualizar critérios de aceitação de riscos;
- Planejar o gerenciamento de riscos;
- Identificar os fatores críticos para a implantação do PDTI;
- Consolidar a Minuta do PDTI;
- Aprovar a Minuta do PDTI;
- Publicar o PDTI.
ACOMPANHAMENTO
O Processo de Acompanhamento do PDTI consiste em auxiliar a gestão e a governança de TIC com foco na mensuração do desempenho da TIC organizacional. Essa mensuração visa monitorar e avaliar a implementação das ações, o uso dos recursos e a entrega dos serviços, com o objetivo de atender às estratégias e aos objetivos institucionais, possibilitando a adoção de procedimentos que orientem a atuação dos atores responsáveis pela execução do PDTI, no sentido de maximizar a possibilidade de se alcançar as metas planejadas com maiores eficiência e eficácia.
Os subprocessos que compõem o acompanhamento do PDTI são:
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento
- Avaliação Intermediária
- Avaliação Final
As atividades que compõem o Planejamento do Acompanhamento são:
- Definir a responsabilidade pelo acompanhamento;
- Planejar a execução;
- Planejar o monitoramento;
- Planejar a avaliação;
- Consolidar o Plano de Acompanhamento do PDTI; e
- Aprovar o Plano de Acompanhamento do PDTI.
As atividades que compõem o monitoramento são:
- Analisar informações de monitoramento;
- Consolidar informações de monitoramento.
As atividades que compõem a Avaliação Intermediária são:
- Consolidar os resultados;
- Verificar o alcance dos objetivos / necessidades;
- Avaliar resultados intermediários.
As atividades que compõem a Avaliação final são:
- Coletar e consolidar indicadores finais;
- Analisar resultados finais;
- Aprovar o Relatório de Resultados do PDTI (preliminar); e
- Aprovar o Relatório de Resultados do PDTI (final).
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