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UFABC Sustentável

A GESTÃO SUSTENTÁVEL NA UFABC


A UFABC, como expresso em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, concebe a sustentabilidade a partir de suas múltiplas dimensões, ecológica, econômica, social, política e humana (PDI, p. 96).
Com a missão de integrar essas dimensões em torno de uma Política de Gestão Sustentável, a UFABC criou em 2019 o Comitê Estratégico de Sustentabilidade (CES), órgão com competências normativas e deliberativas acerca do tema.
Visando ainda contribuir com as demandas relativas à sustentabilidade, a UFABC também criou a Coordenação Executiva de Sustentabilidade (COES), que reúne as áreas executivas da universidade com o objetivo de acompanhar as ações, iniciativas e metas estabelecidas no âmbito do CES.

Saiba mais sobre o CES - Clique aqui
Saiba mais sobre a COES - Clique aqui
 

CONHEÇA ALGUMAS AÇÕES SUSTENTÁVEIS NA UFABC

 

SOBRE O PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UFABC

No ano de 2016 a UFABC aprovou e publicou o seu Plano de Gestão de Logística Sustentável (2016-2022), a partir do estabelecido no Decreto n° 7.746/2012. O PLS propõe um conjunto de ações sustentáveis que contribuem com a formulação da Política de Gestão Sustentável da UFABC.
Por meio dos trabalhos do CES, um novo PLS deverá ser elaborado. Não obstante, a vigência do atual PLS foi prorrogada por tempo indeterminado a partir da Portaria da Reitoria nº 2468/2022, e um Grupo de Trabalho foi criado para a reavaliação dos objetivos, dos produtos e das ações estabelecidos no atual PLS. 

O que é o Plano de Gestão de Logística Sustentável?

O Governo Federal publicou o Decreto n° 7.746/2012 estabelecendo critérios, práticas e diretrizes gerais para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e determina que a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes devem elaborar e implementar o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).

A Instrução Normativa nº 10/12/SLTI/MPOG, que regulamenta os planos, prevê no mínimo a atualização do inventário de bens e materiais do órgão e a identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição; práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; ações de divulgação, conscientização e capacitação.

Consoante ao entendimento governamental e a preocupação com o desenvolvimento sustentável estabelecido em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Reitoria da Universidade Federal do ABC, por meio da Portaria n°. 080/15, instituiu a Comissão Gestora da elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável, para coordenar as atividades necessárias à formulação do PLS-UFABC, a partir das previsões mínimas descritas na Instrução Normativa 10/12.

 

PLS - Plano de Gestão de Logística Sustentável 2016 - 2022

Registrado em: Reitoria
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