Página inicial > Notícias > 8 de março — Dia Internacional da Mulher

8 de março — Dia Internacional da Mulher

Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 10h54

Oficializado pela ONU em 1975, o Dia Internacional da Mulher rememora as conquistas dos movimentos pelos direitos das mulheres em todo o mundo. A data também fortalece as lutas coletivas que estão em andamento e reforça a importância das pautas que ainda precisam ser implementadas.

No Brasil, foi somente em 1827 que as mulheres passaram a ter autorização para frequentar escolas, enquanto o direito ao voto foi conquistado 35 anos depois, em 1932. O reconhecimento da cidadania das mulheres, ou seja, a obrigação do igual tratamento entre homens e mulheres, só é institucionalizado na Constituição de 1988.

Uma conquista ainda mais recente é a Lei do Feminicídio, sancionada em 2015 e que nomeia a especificidade dos crimes de homicídio cometidos contra as mulheres.

No cenário educacional brasileiro, as mulheres representam grande parte dos profissionais e estudantes. Como apontou a PNAD Contínua 2019, do IBGE, entre a população com 25 anos ou mais de idade a proporção de pessoas com ensino superior completo é de 15,1% entre os homens e 19,4% entre as mulheres.

Também de acordo com o Censo da Educação Superior 2019, divulgado pelo Inep, 46,8% dos docentes de instituições de ensino superior do país são mulheres.

Contudo, ainda há muito a ser feito. A redução dos índices de violência contra a mulher, do feminicídio e da diferença salarial são pautas que permanecem atuais e urgentes, assim como a necessidade da ampliação das políticas públicas destinadas a promover a igualdade de gênero em todas as esferas da sociedade.

A defesa pela igualdade de direitos continua e é dever de todas e todos nós!

Neste 08 de março, a UFABC saúda a todas as mulheres e convida sua comunidade a integrar ativamente esta luta!

“As rosas da resistência nascem no asfalto. Recebemos rosas, mas estaremos com o punho cerrado falando de nossa existência contra os mandos e desmandos que afetam nossas vidas.” — Marielle Franco

Marcador(es):