Página inicial > Notícias > Aluna da UFABC vence o Prêmio FEBRABAN de Economia Bancária, na categoria Monografia de Graduação

Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 15h09

A aluna Joyce de Souza Zanirato Maia foi condecorada com o Prêmio FEBRABAN de Economia Bancária, na categoria Monografia de Graduação, por seu trabalho orientado pelos professores Ana Abras e Bruno de Paula Rocha. A premiação visa estimular a pesquisa na área de economia bancária e financeira. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá no dia 30 de março, em evento virtual.

O trabalho premiado trata das principais transformações no setor bancário ocorridas entre 2007 e 2017, entre elas estão eventos de privatização, episódios de fusões e aquisições (M&A) e ramificação bancária. Um dos principais objetivos do estudo foi avaliar como a tecnologia, definida pela densidade de acessos à internet, impactam a expansão do setor bancário e o mercado de trabalho neste período. Os resultados sugerem uma associação negativa entre a tecnologia e a variação do número de agências bancárias, situação que reflete a restrição na expansão física e geográfica das agências quando o acesso à internet aumenta.

O professor Bruno Rocha pontua a contribuição do trabalho para o setor financeiro “vale destacar o uso de informações relativas aos mercados de trabalho locais em que os bancos atuam, o que é pouco explorado pela literatura e que nos ajuda a compreender a dinâmica recente da indústria bancária no Brasil”.

A formação interdisciplinar da aluna também foi fundamental para que seu trabalho fosse condecorado com o Prêmio. A professora Ana Abras lembra que a aluna “aproveitou a formação interdisciplinar da UFABC para escrever um trabalho de final de curso com bastante profundidade e relevância, justificando o reconhecimento externo”.

Joyce recorda que “durante a graduação em Ciências Econômicas, fui monitora em disciplinas relacionadas à econometria, realizei iniciação científica, com enfoque no mercado de trabalho brasileiro, com a profa. Ana Abras como orientadora. Durante toda a minha formação tive ampla contato com análise de dados, modelos e softwares, assim, acredito que esta vivência, bem como a experiência das demais graduações auxiliou na composição do trabalho final”.

A aluna é exemplo de como o projeto pedagógico da UFABC oferecem aos estudantes a possibilidade de ter uma ampla e consistente formação, envolvendo diversas áreas e campos de pesquisa. Joyce encerrou o curso de Ciências Econômicas, sua quinta graduação na UFABC. É formada também no Bacharelado em Ciência e Tecnologia, no Bacharelado em Ciências e Humanidades, em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura). Fez mestrado em Evolução e Diversidade, também pela UFABC, e hoje é doutoranda no Programa de Engenharia da Informação.

Sobre o prêmio, Joyce comemora “É muito bom ter o reconhecimento por nossa dedicação, gera uma motivação adicional para continuar os estudos. Como tenho um interesse especial pelo ecossistema bancário, iremos continuar esta pesquisa nos próximos anos”.

Acesse o trabalho: Avaliação do Setor Bancário Brasileiro no Período de 2007 a 2017: Fusões e Aquisições e uso da Internet. Joyce de Souza Zanirato Maia, Ana Luiza Gouvea Abras e Bruno de Paula Rocha - UFABC.