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Comissão de Ética da UFABC recebe capacitação pela Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Federal

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2011, 14h50
Os membros da Comissão de Ética da UFABC estiveram, entre os dias 8 e 11 de novembro, participando de Curso de Treinamento em Gestão e Apuração da Ética no Serviço Público, organizado pela Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Federal. 
Palestras, trocas de experiências entre Instituições Federais e ensaio de situações de apuração de infração ética foram algumas das atividades nas quais, membros, componentes de Comissões de Ética de diversas partes do Brasil, aprimoraram suas competências para auxiliar na gestão da Ética em suas instituições de origem. 

Uma série de dispositivos normativos permite, hoje, que se faça um recorte ético nos mais importantes tipos de relacionamentos estabelecidos entre os servidores públicos: no trato entre si mesmos, e, naquelas condutas que envolvem relacionamento com o público de uma forma geral. Estão já definidos procedimentos que devem ser seguidos na apuração de infrações morais ou éticas, com base, principalmente, no Código de Ética do Servidor Público. Isso significa que, os servidores públicos devem cuidar para que as ações por eles praticadas sejam adequadas aos dispositivos, que expressam as exigências das normas jurídicas. Mais, devem ainda, zelar para que essas mesmas ações realizem os ideais morais, expressos no Código de Ética do Servidor Público e demais instrumentos de regulação ética.

A UFABC, com a capacitação dos membros da sua COMISSÃO DE ÉTICA, dá mais um passo no sentido de instituir um importante instrumento para a implementação da Ética na prestação de serviços de seus servidores, visando à consecução do bem comum. Instrumento este que se encontra ainda em fase de estruturação, devendo contar com um regimento interno e uma estrutura mínima, a fim de poder, em breve, funcionar de forma plena.

Prof. Dr. Luis Alberto Peluso

Presidente da Comissão de Ética da UFABC



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