Doutoranda da UFABC recebe prêmio em conferência realizada em Montreal, Canadá
A doutoranda Amanda Rossi de Oliveira, bolsista FAPESP do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados, conquistou a terceira colocação no Prêmio de apresentação oral da conferência Holistic Innovation in Additive Manufacturing (HI-AM 2022), organizada pela Universidade de Waterloo em Montreal, Canadá.
A pesquisadora, cujo doutorado é orientado e coorientado, respectivamente, pelos professores Erik Gustavo Del Conte e Sydney Ferreira Santos, apresentou a pesquisa “Aprendizado de máquina para prever as propriedades mecânicas do aço maraging fabricado por fusão de leito de pó a laser com diferentes orientações de construção”. O estudo teve como objetivo modelar propriedades mecânicas críticas de aços maraging fabricados por fusão em leito de pó a laser com orientações de construção XZ, ZX-45 e ZX antes e após envelhecimento a 480ºC por 3 horas.
Como decorrência da pesquisa, chegou-se à conclusão de que “O bootstrapping de resultados experimentais do aço maraging obtidos com ensaios de tração permitiu modelar a resistência à tração final, alongamento à ruptura e módulo de elasticidade usando técnicas de aprendizado de máquina. Os modelos mais precisos atingiram coeficientes de determinação superiores a 0,95. Essas descobertas destacam uma possível abordagem baseada em dados na orientação do planejamento do processo para obter as propriedades esperadas do aço maraging na manufatura aditiva”, destaca a autora.
Mais informações sobre a Conferência: Holistic Innovation in Additive Manufacturing (HI-AM 2022) podem ser acessadas no site: nserc-hi-am.ca/2022.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais