Em clima de festa, sexta colação da UFABC forma mais de 170 alunos
Quatro Engenharias e duas Licenciaturas formaram seus primeiros alunos e alunas. Naomi Akiba, formanda de Engenharia Ambiental e Urbana, era uma delas. Antes do evento, ela, que também se formaria no Bacharelado em Química, explicava a abordagem inovadora do curso, um dos pioneiros na implantação de uma graduação que enfrente a paradoxal relação entre meio ambiente e urbanismo. "Aqui vemos como ambas se completam. Entendemos como o meio ambiente afeta as áreas urbanas e vice-versa", contou.
A infraestrutura do Cenforpe deu à cerimônia um tom de requinte bastante adequado ao novo patamar dos cursos da UFABC. Se antes a missão era torná-los conhecidos, agora o desafio é ampliar a consolidação das graduações tanto no radar dos aspirantes a uma vaga na Universidade como no conceito do mercado de trabalho. Tudo sem perder de vista a aposta na formação interdisciplinar dos estudantes e a inserção no panorama acadêmico nacional e internacional.
"Começamos agora a trabalhar em regime ao mesmo tempo em que temos o desafio de ampliar o escopo cognitivo e a estrutura física da Universidade. Agora contamos com uma compreensão maior da região sobre a nossa missão. Estamos no ABC não apenas para atender à sua vocação econômica, mas também para criar outras vocações quando necessário", disse o reitor Helio Waldman.
A trilha da colação, variando da moderna MPB ao rock brasileiro dos anos 80 e 90, completou a apoteose daqueles que levarão a sigla da UFABC em seus currículos nas próximas empreitadas profissionais e acadêmicas. "O show 'tá' começando", bradava o sucesso do Rappa nas caixas de som do Cenforpe. Ao menos para mais de 170 dos presentes era verdade.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
21/03/2012
Redes Sociais