Equipe da UFABC recebe menção honrosa por inovação tecnológica em competição de aerodesign
A Equipe Harpia desenvolveu uma hélice com passo reversível, que permitia ao protótipo utilizar menor espaço da pista para pousar, e também um sistema de aviso de stall baseado em um sensor pitot, responsável por alertar o piloto da aeronave em relação à velocidade mínima para que o avião tenha sustentação, podendo assim pousar a aeronave com a menor velocidade possível.
Os alunos da UFABC que participaram pela primeira vez do torneio ficaram reunidos na equipe Harpia Pampers 5000, que também disputou o título na classe regular. A pretensão de Wilian Campesato, capitão da Harpia, é aprimorar os trabalhos para a competição do ano que vem nas duas equipes.
"O avião deste ano é bem diferente do modelo do ano passado. Todo ano algumas regras e exigências mudam, criando novos desafios", explica Campesato, que ainda acha cedo para vislumbrar o título de campeão da competição. "As equipes vencedoras geralmente têm mais de dez anos de experiência. Mas é este título que pretendemos conquistar futuramente e estamos avançando nesse sentido.", afirma. Os alunos das duas equipes realizarão uma apresentação ainda sem data definida sobre a competição deste ano em que falarão da possibilidade de entrada de novos membros nas equipes no campus de Santo André em novembro.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
26/10/2011
Redes Sociais