Evento marca passagem para novo quadriênio de gestão na UFABC
A solenidade de recondução do professor Dácio Roberto Matheus ao cargo de reitor da UFABC e a posse da professora Mônica Schröder como nova vice-reitora aconteceu no Campus Santo André, no último dia 24. Ambos passaram a responder pela gestão da Universidade para o mandato 2022-2026. Ocuparam lugares de honra na cerimônia o presidente da Câmara Municipal de Santo André, Pedrinho Botaro, o vice-reitor da gestão 2018-2022 e atual pró-reitor de Pesquisa, Wagner Carvalho, a ex-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Soraya Soubhi Smaili, a técnica administrativa Simone Pellizon e a professora Regimeire Oliveira Maciel.
Em sua mensagem ao público, a vice-reitora fez referência às perdas pessoais e institucionais causadas pela pandemia e previu anos desafiadores para o debate sobre o papel das universidades públicas no desenvolvimento científico e tecnológico do país. Mônica falou da importância do reconhecimento do ensino superior público como um bem da sociedade brasileira, sendo portanto, dever do Estado brasileiro garantir sua existência e manutenção de forma permanente e estável. Ela afirmou que “não abarca a representatividade de todas as mulheres da instituição, mas se soma ao desbravar cotidiano de cada uma, se colocando como vice-reitora em posição transversal na construção das conquistas necessárias”.
O reitor destacou em discurso o princípio constitucional da autonomia universitária como garantia da atuação com liberdade e pluralidade de pensamento, reforçando o caráter do ensino superior como direito humano, bem público e dever do Estado. Ele reiterou compromissos institucionais assumidos com a Democracia e com uma conduta que eleve os interesses da população acima de dos individuais e corporativos e que valorize a Educação como bem público essencial ao desenvolvimento da Nação. O professor Dácio fez menção de agradecimento aos familiares com citação especial a três mulheres que revelou terem sido fundamentais em sua formação educacional: a mãe, Nilsa Inácio Matheus, a primeira, professora Cristina de Oliveira Lima, e a amiga e orientadora, professora Vera Bononi.
A solenidade contou com apresentações de músicos da Camerata de Cordas e Sopros do Espaço Cultural de Artes de São Caetano do Sul e da bateria universitária da UFABC (Infanteria).
Vídeo de transmissão do evento:
Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa. Fotos: Rafael Rondina (UFABC).
Redes Sociais