Graduação na Europa fica mais próxima de estudantes da UFABC
Os estudantes selecionados recebem 600 euros mensais, hospedam-se em alojamentos e têm as passagens de ida e volta custeadas pela Capes. Um dos pré-requisitos para ser escolhido é ter cursado ao menos uma parte do ensino fundamental e o médio integralmente em escola pública. "Esse projeto é ótimo porque traz para a graduação uma possibilidade que antes só havia para o doutorado. Agora é possível obter uma bolsa para cursar o ensino superior fora do Brasil", explica a coordenadora do Programa Licenciaturas Internacionais da UFABC, Maria Inês Ribas.
"Aqui em Portugal, a gente descobre uma forma de ensinar diferente da brasileira", explica Alison Alves Ortega, um dos bolsistas da Licenciatura em Biologia da UFABC, que pretende, na volta ao Brasil, tornar-se professor de ensino fundamental e médio para" ajudar a elevar o nível da educação no Brasil".
Segundo a professora Maria Inês, Portugal foi escolhido como primeiro destino pela facilidade da língua, mas a Capes já estuda estender o intercâmbio a outros países da Europa. A professora apresentará, no dia 9 de novembro, palestra na UFABC sobre o programa em que projeta o processo seletivo para a escolha de mais sete alunos em 2012, em que concorrerão os ingressantes de 2011. Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Relações Internacionais da UFABC.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
03/11/2011
Redes Sociais