Página inicial > Notícias > No mês da mulher, UFABC oferece formação em gênero e sexualidades para servidoras e servidores da Universidade

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 14h23

A partir de março, mês que marca a luta das mulheres por dignidade, equidade e reconhecimento, o Núcleo de Estudos de Gênero “Esperança Garcia” (NEG), da UFABC, o Coletivo LGBT Prisma - Dandara dos Santos, a Seção Psicossocial da Proap e a Comissão Especial para Pessoas Transgêneras (CEPT) com apoio da Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEPE) da Universidade, iniciará o primeiro ciclo de formação sobre gênero e sexualidades voltado ao corpo de servidoras e servidores da instituição.

O objetivo desta primeira formação é iniciar um espaço para letramento sobre gênero e sexualidades para pessoas que atuam na UFABC. Nesta etapa, as vagas reservadas para o curso são destinadas a docentes e técnicos-administrativos que lidam, prioritariamente, com atendimento direto ao público interno e externo. A expectativa é que, ao longo dos próximos anos, a oferta dessas ações de desenvolvimento se amplie para outros públicos internos da instituição.

Para a comissão organizadora da formação, esta “procura tornar o ambiente institucional e acadêmico da universidade mais receptivo à diversidade humana, tornando-a, portanto, um espaço onde de fato a diversidade esteja incluída.”

O curso será ofertado na modalidade remota e está dividido em seis aulas que acontecerão às terças e quintas, no período de 22 de março a 7 de abril. Esta primeira edição oferece o total de 30 vagas, sendo 15 para técnicos(as) administrativos e 15 voltadas ao corpo docente da UFABC e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, acessando aqui.

A ideia é que, ao final desse período, as pessoas participantes tenham mais condições de compreender os conceitos básicos das teorias de gênero e sexualidades para acolher e respeitar a diversidade que compõe o contexto da UFABC e atuem no sentido de minimizar a reprodução de políticas e comportamentos discriminatórios e/ou violentos no âmbito de nossa instituição. De acordo com a SUGEPE, “promover ações relacionadas à diversidade humana permite que as pessoas possuam mais abertura para novos pensamentos, conquistando soluções diferenciadas para questões do cotidiano, além do aperfeiçoamento de uma cultura organizacional humanizada”.

Vale lembrar que, em 2021, o Dia Internacional da Mulher foi a data que marcou a formalização institucional do Núcleo de Estudos de Gênero “Esperança Garcia”, na UFABC.