Pós-graduação: programa Institucional de Internacionalização da Capes (Capes-PrInt) é renovado por mais dois anos na UFABC
Nesta segunda-feira (7 de fevereiro), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado que indica renovação do Programa Institucional de Internacionalização, Capes-PrInt, por mais dois anos, na UFABC.
A proposta do CAPES-PrInt é internacionalizar as atividades acadêmico-científicas dos discentes de Pós-Graduação, atrair discentes e pesquisadores do exterior para colaborações de pesquisa com a UFABC, estimular a formação de professores e recursos humanos de perfil internacional, bem como fomentar colaborações e acordos internacionais. Em linhas gerais, a principal meta do CAPES-PRINT é a de tornar a UFABC uma instituição de excelência internacional, fortalecendo a pesquisa, a inovação e a pós-graduação.
Na UFABC, o programa é fruto de esforços integrados entre Assessoria de Relações Internacionais e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG), em conjunto com os Programas de Pós-Graduação da UFABC. O pró-reitor de pós-graduação da Universidade, professor Charles Morphy, lembrou que esse trabalho conjunto resultou na construção de uma sólida proposta institucional para a internacionalização dos nossos cursos de doutorado, submetida ao edital CAPES-PRINT e aprovada no segundo semestre de 2018 com um valor original de quase 14 milhões de reais.
O dirigente também mencionou que, mesmo com os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, trouxeram algumas dificuldades para a execução das atividades planejadas para o CAPES-PrInt, o relatório das atividades realizadas pela UFABC na primeira metade do programa foi aprovado pela CAPES. A renovação garantirá à UFABC continuar com o projeto até 2023.
“Estamos otimistas para a execução da segunda metade das atividades previstas para o CAPES-PrInt. Em 2022 e 2023, devemos ampliar nossas ações de mobilidade internacional de estudantes e do corpo docente, aprofundando as parcerias com instituições estrangeiras e a presença da UFABC em projetos internacionais de excelência”, declarou o pró-reitor, Charles Morphy.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais