Página inicial > Notícias > Professor da UFABC colabora na implantação de nova federal na região Sul

Professor da UFABC colabora na implantação de nova federal na região Sul

Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2010, 13h55
O professor da UFABC José Alex Sant' Anna colaborou durante oito meses na implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que tem campi nos três Estados da região Sul. Com a experiência de primeiro pró-reitor de Administração da UFABC e do trabalho na fase inicial da Universidade Federal de Campina Grande, Sant' Anna auxiliou na implementação do estatuto e regimentos da nova universidade, entre outras ações.
Colaborou ainda com o treinamento do pessoal administrativo e de planejamento, além de preparar o primeiro orçamento da UFFS.

"Fui um facilitador nesse período que passei por lá. Ajudei em tarefas que uma universidade faz apenas uma vez", conta Sant' Anna. "Já tínhamos passado por um processo de montagem de uma universidade aqui na UFABC, então a nossa experiência foi valiosa", concluiu.

A UFFS foi criada integrando os três estados que fazem fronteira com a região do Mercosul. Com sede em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a universidade tem campi nas cidades gaúchas de Cerro Lago e Erechim e em Realeza e Laranjeiras do Sul, no Paraná. Ao todo, 1972 alunos estão matriculados nos seus 42 cursos em cinco campi da UFFS.

Além de estar em uma região carente de ensino superior, a população é de renda baixa e formada principalmente por pequenos agricultores e famílias dedicadas a suinocultura e avicultura, vocações da região. O acesso à UFFS ocorre por meio da prova do Enem, porém considerando uma ponderação que privilegia o aluno que cursou o ensino médio em escola pública. Dessa forma, dos quase 2 mil alunos da primeira turma, cerca de 80% tem origem em escola pública, privilegiando as classes economicamente menos privilegiadas, sem necessidade de nenhum outro critério de cotas.

4/11/2010