Página inicial > Notícias > Professor da UFABC vence fase estadual do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora 2021

Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 14h16

O professor da UFABC Luciano Avallone Bueno conquistou o 1° lugar na fase estadual do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora 2021, na categoria Ensino Superior. O Prêmio busca reconhecer o trabalho de docentes que tenham implementado práticas, cursos e projetos de ensino ligados ao empreendedorismo dentro e fora de sala de aula. Luciano foi premiado na categoria Ensino Superior, com o projeto “Protagonista Empreendedor”.

O Projeto é uma Vivência Empreendedora pautada numa jornada de conhecimentos que fornece uma experiência de interação aos participantes com diversos locais e atores do ecossistema do Empreendedorimos e Inovação de São Paulo e Região como, espaços de coworking, incubadoras de empresas, aceleradoras de Startups, Startups, empreendedores, Parques tecnológicos, agências de inovação, áreas de empreendedorismo corporativos de grandes empresas, mentores, consultores, professores.

Luciano lembra que “O Projeto teve início em 2017 numa disciplina de empreendedorismo na Universidade Federal do ABC, uma vivência muito rica. Na época, cada equipe de alunos experimentou o processo de montar sua empresa, quebrando paradigmas, despertando para novos conhecimentos e muito trabalho. No entanto, Luciano considerava que faltava algo mais, algum tempero que fizesse a grande diferença e brilhasse mais os olhos da galera para o tema – Experiência externa a Academia. A vivência dos alunos em tais locais pode acarretar em uma avalanche de novas ideias e de novos despertares para o empreender. O aprender na prática é a força de tração do projeto, por isso que os participantes que se entregam a essa experiência tem o grande desafio de colocar a mão na massa.”

O Protagonista Empreendedor surge, então, com o objetivo de diminuir a lacuna entre os universitários e o mercado e, consequentemente, fomentar o empreendedorismo. Para isso, possui 5 pilares fundamentais: 1o) Ecossistema Empreendedor; 2o) Originalidade; 3o) Empoderamento; 4o) Pensamento Crítico; 5o) Mindset de Crescimento. Atualmente, o projeto conta com mais de 40 parceiros institucionais, além de mentores voluntários, que proporcionam suporte ao andamento dos trabalhos.

Com esse reconhecimento, o projeto do professor irá representar São Paulo na fase de pré-seleção nacional do Prêmio, etapa em que serão escolhidos os 50 melhores trabalho do País. Luciano é docente do curso de Economia e do Programa de Pós Graduação em Biotecnociencia e membro do Grupo de Ciência, Tecnologia, Inovação em Materiais (CTIM), Unidade EMBRAPII CTIM/UFABC.