Professores da UFABC participam de importantes publicações
Indústria da Construção Naval Brasileira e Transporte Marítimo
O professor da UFABC Delmo Alves de Moura é um dos autores do livro recém lançado "Análise da Competitividade da Indústria Marítima Brasileira e Um Panorama do Setor de Cabotagem no Brasil e no Exterior - Uma visão da indústria da construção naval brasileira e seus principais atores". Dedicado a professores, alunos, pesquisadores, empresários e entidades de classe, a obra trata das particularidades dos segmentos da indústria marítima nacional especificamente dos setores da construção naval, de plataformas – offshore, de reparo naval e construção náutica, destacando a competitividade, fatores críticos de sucesso e o sistema de cabotagem no Brasil e no exterior. Com o aquecimento da construção naval brasileira, o intuito do livro é avaliar até que ponto o Brasil é competitivo em um mercado que envolve grandes empresas internacionais.
Os outros autores são os professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo: Rui Carlos Botter, Marcos Mendes de Oliveira Pinto, Afonso Celso Medina e Julio Vicente Rinaldi Favarin. A biblioteca da UFABC recebeu exemplares do livro em doação do professor Delmo. A disponibilidade ocorrerá após o processamento técnico e integração formal ao acervo.
Petróleo e Gás
No final de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo publicou o Relatório Final de Atividades de nove grupos de trabalho que, entre 2008 e 2010, atuaram na Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo. O objetivo foi elaborar levantamentos, análises estratégicas e recomendações relacionadas com a atividade petrolífera no litoral paulista. O grupo Pesquisa e Inovação Tecnológica contou com a participação do professor Sinclair Mallet Guy Guerra, como representante da UFABC. A versão digital do relatório está disponível nas notícias do site da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (www.desenvolvimento.sp.gov.br) - seção "Infraestrutura e Logística".
Dupla participação
O livro "A agricultura brasileira: desempenho recente, desafios e perspectivas", publicado no final de outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, traz um artigo do professor da UFABC Arilson Favareto, com o título "Desafios da expansão produtiva em regiões rurais: há um dilema entre crescimento econômico, coesão social e conservação ambiental?". Esse texto abre a quarta parte da publicação, que se caracteriza como um trabalho coletivo de especialistas brasileiros em agricultura e desenvolvimento rural. A organização do trabalho ficou a cargo de José Garcia Gasques, José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho e Zander Navarro.
Outro livro lançado no mesmo período com participação do professor Arilson se chama "Mobilising for democracy" da editora inglesa Zed Books. Ele assina o capítulo sobre o Brasil em colaboração com outros pesquisadores, entre os quais Carolina Galvanese e Yumi Kawamura, respectivamente, mestre e doutoranda pela UFABC. Os autores elaboraram um modelo interpretativo para compreender como estilos de ativismo influenciam a participação social e a deliberação democrática. A obra completa aborda como cidadãos comuns e suas organizações se mobilizam para aprofundar a democracia, a partir de estudos empíricos realizados em diversos países da América Latina, Ásia e África. As organizadoras do livro são Vera Schattan e Bettina Von Lieres.
Jabuti 2010
O livro "Química Verde: Fundamentos e Aplicações", contemplado com o prêmio Jabuti de bronze (categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática), conta com um capítulo sobre biocatálise e biotransformação, que foi redigido pelo professor da UFABC Álvaro Takeo Omori, em parceria com os professores da Universidade de São Paulo, Andre Meleiro Porto e Alcindo dos Santos. A obra, disponível na biblioteca da universidade, foi organizada pelas professoras Arlene Correa e Vania Zuin da Universidade Federal de São Carlos.
Versão gratuita
O livro "Cidadania e Redes Digitais", organizado pelo professor da UFABC, Sergio Amadeu, encontra-se disponível na internet (www.cidadaniaeredesdigitais.com.br). Trata-se de um trabalho produzido sob licença "creative commons" (concede maior liberalidade para produção de cópias), que reúne artigos de 11 autores, entre os quais, Langdon Winner (www.rpi.edu/~winner), um dos principais filósofos da tecnologia. Os conteúdos da publicação foram apresentados em seminário homônimo do livro, realizado há um ano na Faculdade Cásper Líbero. O objetivo do evento foi explorar as relações entre as tecnologias de informação e comunicação e a construção e manutenção de direitos nas sociedades em rede.
Violência no campo
O livro "Terra Manchada de Sangue – Conflitos agrários e morte no campo no Brasil democrático", do professor Artur Zimerman, busca explicar, de maneira sistemática, a violência agrária no país, no período democrático, com dados sobre as mortes de camponeses em disputas de terra. Tenta-se comprovar o que muitas vezes é dito sobre a reforma agrária e a agricultura familiar só que, baseado em dados empíricos de quase todos os municípios brasileiros. O intuito seria testar a hipótese de que maior concentração da terra eleva o risco de mais violência e mortes agrárias.
A obra igualmente traz dados sobre a pobreza e a desigualdade no Brasil como parte dos determinantes que podem levar à morte de pessoas, resultante de disputas por terra. Para completar o livro, e diversificar metodologias, Zimerman realizou entrevistas com lideranças na região mais perigosa do país, campeã em mortes agrárias. Tanto pessoas ligadas aos camponeses como aos grandes fazendeiros dão seus depoimentos e mostram sua visão de mundo sobre tal conflito.
O livro conta com prefácio do também professor da UFABC Arilson da Silva Favareto. A publicação será pela editora Humanitas e o lançamento ocorre em 11/12, entre 15h - 18h no piso superior da Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena - São Paulo).
Redes Sociais