Programa de incentivo ao empreendedorismo financiará 2 projetos de alunas da UFABC
O financiamento terá dois anos de duração. As novas empresas ocuparão salas que incluem acesso à internet, limpeza, água e luz. Os empreendedores desembolsarão R$ 14 por metro quadrado dos espaços que ocuparão, cujo tamanho dependerá da natureza do negócio.
As duas empresas capitaneadas por alunas da UFABC procuram desbravar novos mercados ou oferecer soluções inovadoras para setores industriais tradicionais, como a VPL Processo Químico. Criada pela mestranda Viviane Barbosa Portas, o novo empreendimento aposta na produção de biorreatores. No projeto de Viviane, catalisadores químicos aplicados para obtenção do álcool usado na produção de medicamentos são substituídos por cenouras. Além de economicamente viável, a tecnologia é ecologicamente correta devido ao reduzido impacto ambiental do descarte de seus insumos.
Unindo sensibilidade e tino comercial, a aluna Ana Clara Fiorin Maziero criou a Brinquedos Inclusivos, empresa voltada ao segmento de brinquedos para pessoas com necessidades especiais – no caso, os deficientes visuais. A ideia nasceu de um trabalho da Universidade. De acordo com o site da Incubadora, o produto "parece ser totalmente viável em termos tecnológicos, econômicos e mercadológicos".
A execução dos projetos contará com o apoio e acompanhamento do Núcleo de Inovação Tecnológico (NIT) da UFABC. Auxílio no registro de patentes e com o trâmite dos detalhes burocráticos necessários para a criação de uma nova empresa será a principal tarefa do núcleo.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
12/3/2012
Redes Sociais