Representações acadêmicas realizam manifestação em defesa da universidade, educação e ciência
Entidades representativas das diversas categorias da comunidade acadêmica se reuniram em 21 de junho no Campus Santo André para o ato conjunto de protesto “UFABC contra os cortes”. O evento fez parte do “Dia Nacional de Não aos cortes em Educação e Ciência”, ação promovida por entidades científicas e acadêmicas que integram o movimento Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento. A nova vice-reitora, Mônica Schröder, compareceu como convidada/representante de Reitoria.
A dirigente falou da continua dificuldade que a UFABC tem vivido pela imposição de cortes orçamentários ao longo dos últimos anos. Ela destacou a preocupação com a capacidade de manutenção das políticas institucionais de permanência de alunos, lembrando que este ano o Governo Federal determinou, além de bloqueios, o cancelamento de recursos.
A vice-reitora informou que o funcionamento da Universidade se mantém pela organização e mobilização em duas frentes: esforço interno de adequação e aproximação com representações parlamentares. Ante os desafios colocados para financiamento das instituições federais de ensino, Schröder definiu o orçamento público como “peça estratégica para se decidir o modelo de Estado que a sociedade deseja”.
Participaram com mensagens de protesto os promotores do ato: Diretório Central dos Estudantes (DCE), Diretório Acadêmico de São Bernardo do Campo (DA), Associação dos Pós-Graduandos (APG), Sindicato dos Trabalhadores da UFABC (SINTUFABC) e Associação de Docentes da UFABC (ADUFABC).
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais