Página inicial > Notícias > Representantes de universidades alemãs visitam a UFABC

Representantes de universidades alemãs visitam a UFABC

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2010, 17h54
Treze representantes do DAAD (sigla em alemão para Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) vieram à UFABC, na sexta-feira (17), para apresentar as possíveis oportunidades de estudos e estágios na Alemanha para estudantes brasileiros. Eles falaram sobre procedimentos legais e quais instituições poderiam aceitar os pleitos dos alunos.

Um dos pontos-chave para estudar no país ressaltado pela delegação é a necessidade de planejar a viagem com um ano de antecedência estudando o idioma local. Segundo o DAAD, um curso de língua e cultura alemã é ministrado como introdução do estudante ao universo acadêmico germânico logo no início da estada no país.

Fundado em 1925 e reinstituído em 1950, o DAAD é uma associação sem fins lucrativos composta por 231 Instituições de Ensino Superior e 127 grêmios estudantis da Alemanha. O órgão subsidia cerca de 40 mil alemães e 27 mil estrangeiros com mais de 200 programas de bolsas.

Antes da palestra, a assessora acadêmica Denise Consonni apresentou a estrutura dos bacharelados da UFABC e a filosofia da universidade aos visitantes. Acordos de cooperação entre a UFABC e instituições de ensino alemãs devem ser firmados nos próximos meses.

daad-site

21/09/2010