Scientific Reports publica artigo de doutoranda da UFABC; a pesquisa sobre COVID-19 é financiada pela UFABC e pela CAPES
O trabalho da doutoranda da UFABC Carla Bandeira do Programa de Nanociências e Materiais Avançados foi recentemente publicado na revista Scientific Reports. A pesquisa contou com financiamento do Edital de Enfrentamento à COVID-19 da UFABC e do Edital CAPES Pandemias da CAPES.
O desafio da luta contra a COVID-19 permanece. Dentre as perguntas que não foram completamente respondidas, está a questão envolvendo a predição de fatalidade, ou seja, o que leva alguns pacientes a falecerem tão rapidamente enquanto outros permanecem assintomáticos?
Utilizando a técnica de absorção no infravermelho para investigar micro-gotas de plasma sanguíneo obtidos de pacientes do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, a pesquisa mostra que o sinal obtido pode ser usado como preditor de fatalidade para COVID-19, sendo a quantidade de glicose ligada às imunoglobulinas (anticorpos) a chave para essa questão.
Confira o artigo: Micro-Fourier-transform infrared reflectance spectroscopy as tool for probing IgG glycosylation in COVID-19 patients.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais