Trabalho de estudante da UFABC conquista primeiro lugar em evento de Física
Daniel de Martini Rivera Ferreira, Bacharel em Ciência e Tecnologia (BC&T), e atualmente estudante de Engenharia Aeroespacial e Física, pela UFABC, recebeu, no dia 31 de janeiro de 2022, o prêmio de melhor pôster na III Escola de Verão de Física de Curitiba, além de ter recebido, no mesmo evento, o prêmio de Melhor trabalho, junto ao seu grupo.
A Escola de Verão de Física de Curitiba é um evento voltado para estudantes que estão concluindo seus cursos de graduação, oferecendo-lhes um incremento para suas formações, por meio de minicursos e seminários vinculados às atividades de pesquisa do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Em seu pôster, Daniel trabalhou o tema "Propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas do FeO (Óxido de ferro) – Uma abordagem via DFT+U”, e em seu trabalho em grupo, o tema trabalhado foi “A evolução dos sistemas não-lineares”. O grupo contava com Alan Santos Bispo, Conrado Ferreira Bittercourt, Lucas Corsini Comar e Roberta Dárlla Reinaldo de Araújo, estudantes da UFPR, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Além disso, Daniel, no ano de 2021, havia vencido como terceiro melhor pôster no Congresso Internacional ICC INTERCORR WCO 2021, com o trabalho “High Temperature oxidation of iron aluminide coatings”, auxiliado por seu antigo orientador Frederico Augusto Pires Fernandes (UFABC).
Ao comentar sobre o papel de sua a formação na Universidade Federal do ABC e do apoio de seu orientador, o professor Lucas Almeida Miranda Barreto (UFABC), desempenharam nessa conquista, Daniel afirmou que “Os professores sempre se mostraram disponíveis para tirar qualquer tipo de dúvida na UFABC, não apenas relacionadas às disciplinas que cursamos, como também dúvidas sobre algum outro tópico de interesse do aluno, sobre o caminho acadêmico, etc."
Daniel também comentou sobre a importância de manter uma boa parceria com seus colegas e seu orientador de projeto. Nas palavras do estudante "Tenho que ressaltar também meus amigos Augusto Pietro e João Góes que, sempre com discussões extremamente construtivas, tornam a jornada muito mais divertida. Quanto ao meu orientador, temos reuniões semanais muito produtivas e agradáveis [...] Ele sempre me passa uma visão diferente e me ajuda em toda a minha formação.”
Por fim, dedicou um agradecimento ao setor de computação científica da UFABC, uma vez que, de acordo com ele, “sem a disponibilidade do cluster Titânio, isso não seria possível também.”
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais