Página inicial > Notícias > UFABC aparece em ranking internacional

UFABC aparece em ranking internacional

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2010, 15h01
A Scimago Institutions Rankings (SIR) acaba de publicar a segunda edição do seu ranking global em http://www.scimagoir.com/pdf/sir_2010_world_report.pdf. O ranking de 2010 mostra dados quantitativos relativos a publicações e citações, no período 2004-2008, de todas as instituições de pesquisa do mundo que tenham publicado, em 2008, pelo menos 100 documentos científicos capturados pela base de dados Scopus de artigos científicos. Um total de 2833 instituições do mundo todo satisfazem esse critério de inclusão. Dentre elas, figuram 73 instituições brasileiras, inclusive, pela primeira vez, a UFABC.

Além de classificar as instituições pela quantidade de documentos publicados, o ranking associa a cada uma alguns índices qualitativos. O mais importante é o Impacto Normalizado ("Normalized Impact", ou NI), que expressa a relação entre o impacto científico médio de uma instituição e o impacto médio mundial das publicações no mesmo período e na mesma área temática. O NI da UFABC é 1,07, o que significa que o nosso impacto médio está 7% acima da média mundial.

Listamos abaixo as 22 instituições brasileiras com impacto normalizado igual ou superior a 0,75, em ordem decrescente de NI:

Instituição NI

Soc. Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein..............................1,32
UFABC.............................................................................................1,07
CBPF...............................................................................................0,99
Universidade de Pernambuco..............................................................0,92
Instituto Adolfo Lutz...........................................................................0,91
PUC-Rio ..........................................................................................0,90
UFPel ..............................................................................................0,88
UFPb .............................................................................................. 0,87
LNLS ...............................................................................................0,86
USP ................................................................................................ 0,83
UFRGS ........................................................................................... 0,83
Unicamp .......................................................................................... 0,82
UFMG ..............................................................................................0,82
UFRJ ................................................................................................0,81
Unifesp .............................................................................................0,78
UERJ ............................................................................................... 0,78
HCFMUSP ........................................................................................0,78
UFSC ...............................................................................................0,77
UFG .................................................................................................0,77
Instituto Butantan ..............................................................................0,77
INPA ................................................................................................0,77
UEFS .............................................................................................. 0,75

Os números acima sugerem fortemente que a UFABC desponta como a melhor Universidade brasileira em termos do impacto médio da sua produção científica, sendo inclusive a única que se situa acima da média mundial neste quesito. É oportuno ressaltar que esse resultado foi obtido sem abrir mão dos nossos compromissos com a inclusão social e a diversidade, com a inovação pedagógica, e com o estudo das grandes questões que confrontam a sociedade na atualidade. Entendemos inclusive que todos esses compromissos se reforçam mutuamente. Combinados com os valores da ética e da sustentabilidade, eles constituem a melhor estratégia para a busca da paz e da verdade no mundo cada vez mais complexo do século XXI.

Em termos quantitativos, a UFABC aparece no lugar 2811 dentre as 2833 instituições incluídas no ranking mundial, sendo a última dentre as 73 brasileiras, tomando-se como base o número de artigos publicados. Esse resultado representa uma evolução em relação ao ranking de 2009, no qual sequer fomos incluídos. Esse início quantitativamente modesto é natural, tendo em vista que a UFABC sequer existia durante a primeira metade do período agora relatado (2004-2008), e começou seus trabalhos com apenas uma centena de docentes contratados no final de 2006. O resultado qualitativo nos mostra portanto que "tamanho não é documento". Nosso desafio, porém, consiste em manter e melhorar nossos altos níveis de qualidade, agora reconhecidos internacionalmente, enquanto ampliamos nossos quadros e áreas de atuação.

HELIO WALDMAN

UFABC APARECE EM RANKING INTERNACIONAL