UFABC aparece em ranking internacional
Além de classificar as instituições pela quantidade de documentos publicados, o ranking associa a cada uma alguns índices qualitativos. O mais importante é o Impacto Normalizado ("Normalized Impact", ou NI), que expressa a relação entre o impacto científico médio de uma instituição e o impacto médio mundial das publicações no mesmo período e na mesma área temática. O NI da UFABC é 1,07, o que significa que o nosso impacto médio está 7% acima da média mundial.
Listamos abaixo as 22 instituições brasileiras com impacto normalizado igual ou superior a 0,75, em ordem decrescente de NI:
Instituição NI
Soc. Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein..............................1,32
UFABC.............................................................................................1,07
CBPF...............................................................................................0,99
Universidade de Pernambuco..............................................................0,92
Instituto Adolfo Lutz...........................................................................0,91
PUC-Rio ..........................................................................................0,90
UFPel ..............................................................................................0,88
UFPb .............................................................................................. 0,87
LNLS ...............................................................................................0,86
USP ................................................................................................ 0,83
UFRGS ........................................................................................... 0,83
Unicamp .......................................................................................... 0,82
UFMG ..............................................................................................0,82
UFRJ ................................................................................................0,81
Unifesp .............................................................................................0,78
UERJ ............................................................................................... 0,78
HCFMUSP ........................................................................................0,78
UFSC ...............................................................................................0,77
UFG .................................................................................................0,77
Instituto Butantan ..............................................................................0,77
INPA ................................................................................................0,77
UEFS .............................................................................................. 0,75
Os números acima sugerem fortemente que a UFABC desponta como a melhor Universidade brasileira em termos do impacto médio da sua produção científica, sendo inclusive a única que se situa acima da média mundial neste quesito. É oportuno ressaltar que esse resultado foi obtido sem abrir mão dos nossos compromissos com a inclusão social e a diversidade, com a inovação pedagógica, e com o estudo das grandes questões que confrontam a sociedade na atualidade. Entendemos inclusive que todos esses compromissos se reforçam mutuamente. Combinados com os valores da ética e da sustentabilidade, eles constituem a melhor estratégia para a busca da paz e da verdade no mundo cada vez mais complexo do século XXI.
Em termos quantitativos, a UFABC aparece no lugar 2811 dentre as 2833 instituições incluídas no ranking mundial, sendo a última dentre as 73 brasileiras, tomando-se como base o número de artigos publicados. Esse resultado representa uma evolução em relação ao ranking de 2009, no qual sequer fomos incluídos. Esse início quantitativamente modesto é natural, tendo em vista que a UFABC sequer existia durante a primeira metade do período agora relatado (2004-2008), e começou seus trabalhos com apenas uma centena de docentes contratados no final de 2006. O resultado qualitativo nos mostra portanto que "tamanho não é documento". Nosso desafio, porém, consiste em manter e melhorar nossos altos níveis de qualidade, agora reconhecidos internacionalmente, enquanto ampliamos nossos quadros e áreas de atuação.
HELIO WALDMAN
Reitor
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