Página inicial > Notícias > UFABC convoca alunos para pesquisa nacional que visa aprimorar programas de assistência estudantil

Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2010, 17h00
O FONAPRACE – Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis - está realizando uma pesquisa nacional que identificará o atual perfil dos estudantes dos cursos de graduação presenciais das instituições federais de ensino superior.

Serão coletadas informações com os estudantes para o SIPE-Brasil (Sistema de Informação do Perfil do Estudante), cuja finalidade é aprimorar o planejamento e a execução de políticas e programas de assistência estudantil em âmbito nacional.

As IFES já desenvolvem projetos nessa área e, com as atuais políticas de expansão das vagas nas universidades públicas, será necessário ampliar ainda mais as políticas de assistência estudantil.

A última pesquisa foi realizada em 2004, portanto, sem incorporar o surgimento da UFABC. Por isto é fundamental que aqueles que forem convocados a responder participem, pois representarão as necessidades no desenvolvimento de políticas afirmativas para o acesso e a permanência dos alunos em nossos cursos.

A UFABC enviará para 350 alunos um e-mail contendo um login e uma senha que serão utilizados para acesso ao questionário. Os organizadores do SIPE-Brasil garantem que todas as informações são confidenciais.

Aqueles que receberem o comunicado por e-mail deverão responder até 05/12/2010. Contamos com a participação de todos neste esforço de atualização de dados dos universitários brasileiros e que resultará em melhores condições de ensino para os nossos alunos.

Assim que forem tabulados os resultados nacionais e por instituição estes serão divulgados para a comunidade da UFABC.

Assessoria para Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas
Santo André, 5/11/2010