UFABC lidera entre universidades brasileiras em ranking internacional
“Nessas categorias, a UFABC passou de universidades muito maiores e mais consolidadas porque o ranking considera o desempenho normalizado por pesquisador ou por publicação, eliminando, desta forma, o fator tamanho da análise”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, Klaus Capelle. “Os índices em que a UFABC se destacou demonstram a relevância do que é publicado pelos nossos pesquisadores”, concluiu.
O indicador “Publicações de alta qualidade” aponta, por exemplo, que 59% das pesquisas da Universidade foram publicadas nas principais revistas de sua área. O critério “Excelência” demonstrou que 17,2% do material produzido pela UFABC esteve entre os 10% mais citados no campo científico de atuação do estudo. O “Impacto normalizado de suas publicações” apontou 1,6, o que significa que o impacto científico das produções da Universidade está 60% acima da média mundial.
O ranking Scimago avalia um período de quatro anos anualmente. Neste ano foi analisado o quadriênio 2006-2010, estabelecendo indicadores para cerca de 3300 instituições de ensino superior. As análises da publicação são conhecidas pela profundidade.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
22/08/2012
Redes Sociais