Workshop abre comemorações de 5 anos do projeto pedagógico
Luiz Bevilacqua, coordenador do comitê estruturação acadêmica e implantação da Universidade, expôs o diferencial do projeto pedagógico da UFABC: "O mundo da interdisciplinaridade não tem mais retorno. Todos os avanços científicos promovem a convergência entre as várias áreas do saber." Porém o ex-reitor alertou para o perigo que circunda o modelo interdisciplinar: "Não podemos cair na armadilha da visão mercadológica de aplicação imediata. A UFABC não é uma universidade corporativa."
Já Helio Waldman explanou sobre o desafio da formação de engenheiros: "Preparamos o aluno para a vida e para estudar, sempre buscando o diálogo com o mundo da pesquisa." O reitor da UFABC mostrou-se surpreso com a procura dos estudantes pelos cursos interdisciplinares: "Ficamos muitos felizes com o crescimento dos bacharelados e a aceitação pelos alunos."
O professor Naomar de Almeida Filho focou sua apresentação no modelo estrutural da Academia no nosso país: "A Universidade brasileira foi montada a serviço das elites tanto profissional como socialmente."
Por outro lado, o prof. Dr. Augusto C. N. R. Galeão defendeu a interdisciplinaridade na pós-graduação: "Necessita-se de uma proposta integradora, com um corpo docente de formação diversificada e convergência de vários campos do conhecimento."
Assessoria de Comunicação e Imprensa
18/02/2010
Redes Sociais