Testagens da UFABC têm destaque na imprensa nacional
No último sábado (22/01), a Folha de São Paulo publicou uma matéria intitulada: “Com autotestes e exigindo passaporte vacinal, universidades públicas preparam volta presencial” e destacou a dinâmica de testagens semanais adotada pela UFABC, desde maio de 2021.
A seguir, alguns trechos, em que a UFABC é citada, destacados da matéria:
“A Universidade Federal do ABC informou que não recebeu nenhum recurso específico destinado ao combate à pandemia, mas que usou verba que dispunha para investir em pesquisas sobre coronavírus e para melhorar a segurança sanitária de suas unidades.
Em uma delas, a instituição desenvolveu um autoteste para detectar o coronavírus. (...) ”
“Cada autoteste, segundo Simone Aparecida Pellizon, 39, prefeita universitária da UFABC, custa R$20,00. ‘É realmente barato se comparado a outros exames, e os resultados têm a mesma eficácia, já que houve comparação com os testes padrões.’ “
“A instituição pretende usar o autoteste para mapear o comportamento da Covid-19 dentro da universidade num momento em que mais pessoas frequentarão seus prédios e, com isso, assegurar a possibilidade de tomar medidas efetivas para combater o vírus.”
Na matéria, a Folha também divulgou algumas fotos, registradas na UFABC, pela fotógrafa do veículo, Karime Xavier.
Vale ressaltar que o projeto de testagens para detecção de SARS-CoV-2, coordenado pela professora Márcia Sperança, compõe o rol de ações desenvolvidas pelo Núcleo de Monitoramento e Testagens da UFABC e está previsto no Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais da UFABC.
Fotos
Acesse a matéria completa no site da Folha de S. Paulo: Com autotestes e exigindo passaporte vacinal, universidades públicas preparam volta presencial.
Notícias sobre o projeto na imprensa:
A iniciativa das testagens para detecção de SARS-CoV-2 por meio da autocoleta na UFABC também esteve presente em outras matérias de veículos de comunicação:
Diário do Grande ABC
UFABC cria teste de baixo custo para Covid
A comunidade acadêmica da UFABC, que precisa comparecer ao campus, está sendo submetida a testes para Covid com kit desenvolvido pela própria universidade.
Bom Dia SP TV Globo
Universidade Federal do ABC desenvolve teste para covid-19
Marcia Sperança, pesquisadora da UFABC, falou sobre o teste de covid feito a partir da saliva.
Jornal Hora 1 - TV Globo
Ciência à deriva: Pesquisas aguardam investimento do governo e da iniciativa privada
Marcia Sperança, professora da UFABC, falou sobre o teste de Covid-19 feito a partir da saliva, desenvolvido pela própria Universidade, “O laboratório não tem capacidade de fazer isso para toda a cidade, mas tem para transferir essa tecnologia para qualquer laboratório que queira fazer”.
Jornal da USP
Universidades públicas de São Paulo juntas no combate à covid-19
As universidades públicas de São Paulo – USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, UFABC e UFSCar – estão totalmente empenhadas no combate ao novo coronavírus e à doença covid-19. O esforço conjunto compreende trabalho intenso na assistência de saúde à população; na pesquisa direcionada para o desenvolvimento de testes, vacinas e tratamentos; e na divulgação para a sociedade de dados precisos e informações esclarecedoras sobre a pandemia e seu agente causador.
Sobre a pesquisa
Em junho de 2021, a Universidade Federal do ABC divulgou também matéria que conta detalhes da metodologia do teste para detecção do SARS-CoV-2, desenvolvido na instituição. Acesse:
Pesquisadora da UFABC cria teste de alta confiabilidade e baixo custo para o novo coronavirus
Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa. Fotos: Karime Xavier/Folhapress.
Redes Sociais