Discurso da representante do MEC em São Paulo
Discurso da representante do MEC em São Paulo, Sra. Ana Maria Tiseo,na cerimônia de posse dos professores da Universidade Federal do ABC,ocorrida na FAAP em 01/08/2006
É com grande satisfação que eu, em nome do Ministro da Educação,Professor Fernando Haddad, em meu próprio nome e em nome de todos osservidores da Representação do Mec no Estado de São Paulo (ReMEC/SP),recepcionamos os futuros servidores e docentes na mais novauniversidade federal de nosso país.
O dia de hoje é um diamuito especial por diversos motivos. Primeiro, porque há algumasdécadas não se criava uma nova universidade federal entre nós.
Segundo, porque esta nova universidade veio a ser criada no Estado deSão Paulo e, justamente, numa região que há meio século vemcontribuindo decisivamente com o crescimento e o desenvolvimentoeconômico, social e político deste país.
A criação daUniversidade Federal do ABC é além da realização de um antigo desejo,e do cumprimento de uma promessa do presidente Lula um ato dereconhecimento público ao relevante papel que os moradores,trabalhadores e empresários dos municípios do ABC têm desempenhado naconstrução de nosso país !
Com a criação da UniversidadeFederal do ABC e conforme o espírito do projeto que anima a suaconstrução, nessa região coração fabril do Estado de São Paulo e doBrasil passará também a haver um pólo de criação de conhecimento ede inovação tecnológica.
Por isso, seria um equívoco ver nacriação da Universidade Federal do ABC apenas o cumprimento por partedo Governo Federal e do Ministério da Educação da proposta de expansãodo ensino superior público desta nação.
Embora isso também seja verdadeiro e importante, a UFABC representa muito mais que isso.
Não se trata apenas de oferecer mais vagas e oportunidades de formaçãosuperior à população de uma região que há muito ansiava por umauniversidade federal, mas de criar as condições para que aengenhosidade inegável de uma população laboriosa, como a do ABC, sejatambém aplicada na produção de conhecimento e no desenvolvimento denovas tecnologias.
No mundo contemporâneo - que muitos chamamde Sociedade do Conhecimento, em contraste com a sociedade industrialque lhe precedeu - é a associação do trabalho com o conhecimentotecnológico que se constitui na chave para um desenvolvimento econômicosustentado, para a promoção do bem-estar coletivo e para o plenodesenvolvimento individual.
Portanto, senhores servidores da UFABC, o papel que lhes cabe na construção desta nova universidade é da maior relevância.
De vocês depende, em grande parte, o sucesso desse ambicioso projeto.
O desafio é grande, mas enormes também são os meios para enfrentá-lo.Afinal, a UFABC é uma universidade que está sendo construída do zero, enão criada a partir do desmembramento de uma instituição anterior, oupela associação de faculdades já existentes.
A UniversidadeFederal do ABC não tem uma estrutura pré-existente, um corpo defuncionários antigos e uma cultura organizacional anterior. Portanto,ela não é herdeira de nenhuma virtude, mas também não tem nenhum vício.
Tudo está por ser construído, e essa é uma grande vantagem que vocêstêm sobre aqueles servidores que ingressam em instituiçõesanteriormente constituídas.
Aqueles servidores têm poucas chancesde influenciar a cultura da sua organização, devendo, antes, se adaptarà cultura já existente.
No caso de vocês, tudo está por ser feito.
A cultura organizacional que a UFABC vier a ter será, em grande parte,resultante da ação dos senhores , das relações interpessoais que vierema estabelecer, do engajamento dos senhores no desenvolvimento doprojeto institucional e na criação de um ambiente de trabalho agradávele cooperativo.
Ao longo desses anos como servidora daReMEC/SP, tive a oportunidade de acompanhar a trajetória de muitasinstituições de ensino superior no Estado de São Paulo.
Vi instituições surgirem, desenvolverem-se , entrarem em crise e fecharem as portas!
É claro que muito do sucesso, ou do fracasso, de uma instituição deensino depende da sua administração superior e do seu corpo dedocentes, e também dos seus funcionários técnicos e administrativos.
Cada servidor desempenha um papel importante e complementar no conjuntoda organização e, por isso, chamo a atenção dos senhores para aimportância do papel de cada um na construção dessa nova universidade ena construção do seu futuro dentro dela.
Vejo, aqui, que este, provavelmente, deve ser o primeiro emprego de alguns.
Imagino que nesta situação vocês estejam cheios de expectativas em relação a este novo trabalho.
Por isso, digo sinceramente a todos os senhores que aproveitem deste ânimo e energia positiva que os anima para investir na construção de umambiente de trabalho sadio e cooperativo em que todos e cada um sesintam bem e participante da construção desta Universidade, que temtodos os requisitos para figurar, nos próximos anos, entre as maisreputadas instituições de ensino superior do país.
Desejotambém que vocês aproveitem bem o dia de hoje, durante o qual assistirão a algumas palestras e desenvolverão outros trabalhos eatividades.
Como os senhores terão a oportunidade de ver, ao longodo dia, o serviço público tem suas características bem especiais, que odiferenciam de todas as demais atividades exercidas no setor privado.
Não é melhor, nem pior que o setor privado; é apenas diferente.
E essas diferenças precisam ser devidamente levadas em conta, tantopara o bom desenvolvimento da nova universidade, quanto para asatisfação dos seus alunos, servidores e professores.
Para nós, daReMEC de São Paulo, está sendo razão de muita satisfação podermosrecepcioná-los e contribuir no que for possível - para o sucesso daUniversidade Federal do ABC.
Contem conosco.
E boa sorte e muito sucesso nesse novo período que se inicia.
Redes Sociais