Qual o CR, professor?
A avaliação de desempenho é um dos princípios fundamentais do sistema acadêmico brasileiro. Professores realizam provas, solicitam trabalhos e outros tipos de atividades a fim de mensurar o mérito do aluno em um certo componente curricular. O aluno pode usar as avaliações para seu próprio benefício, no sentido de reconhecer onde precisa melhorar e como melhorar. Ao mesmo tempo, essas avaliações são utilizadas em processos classificatórios diversos, que podem beneficiar o aluno no futuro.
Para o sistema de avaliação ser completo, entretanto, os professores também precisam ser avaliados pelos alunos. Esse mecanismo de feedback é fundamental para que os docentes possam ajustar sua metodologia de ensino, sempre buscando a otimização do processo ensino-aprendizagem.
A UFABC ainda é uma universidade muito jovem, e o sistema de avaliação docente ainda é bastante incipiente. A comissão própria de avaliação fez grandes avanços nos últimos anos, mas ainda há bastante a ser feito.
Para contornar a questão da falta de avaliação dos docentes, e para ajudar os colegas, um grupo de alunos da UFABC criou o UFABC Help (ufabchelp.me). Trata-se de um sistema online de avaliação dos docentes da UFABC onde os estudantes avaliam os professores após cursarem uma disciplina com eles. Neste sistema, o estudante avalia o professor em sete quesitos, dando notas de 1 a 5: exigência, avaliação (1,5), didática (1,5), domínio (1,1), organização (1,1), disponibilidade (0,9) e relacionamento (0,9). Aos seis últimos quesitos é dado um peso específico (entre parênteses), obtendo-se o que seria o Coeficiente de Rendimento (CR) de cada um dos professores da Universidade.
Assim como no caso do CR dos alunos, o CR dos professores pode variar entre zero e quatro, sendo quatro para professores melhor avaliados. O gráfico a seguir ilustra a distribuição do CR dos professores. Os dados incluem informações sobre 598 professores. Não foram considerados os CRs de professores que tiveram menos de dez avaliações pelos seus alunos.
Os dados não mostram uma Distribuição Normal, mas demonstram que a grande maioria dos docentes da UFABC é bem avaliada. Segundo esses dados, 82% dos docentes estariam ‘aprovados’ se considerássemos um CR>2 como critério. O valor médio foi 2,60 e a mediana ficou em 2,68. Ao mesmo tempo que os resultados se mostram bastante positivos, eles também mostram que há docentes que se beneficiariam se revissem suas práticas em sala de aula, buscando aperfeiçoamento.
O volume de dados disponíveis no UFABC help é bastante grande, contando também com comentários específicos sobre os docentes. Planejamos disponibilizar um estudo mais detalhado sobre esses dados no futuro. Por hora, a divulgação deste histograma serve para mostrar que a grande maioria dos docentes da UFABC é bem avaliada pelos alunos, sendo este, provavelmente, mais um quesito importante para o excelente desempenho que nossos alunos e a UFABC têm tido em avaliações externas. Que nossos docentes continuem neste caminho, e que aqueles que não foram tão bem avaliados busquem formas de aprimorar suas aulas.
Wesley Oliveira
Gustavo M. Dalpian
Redes Sociais