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Universidade sedia 2 eventos sobre formação docente

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 14h08

O Campus Santo André da UFABC sediou nos últimos dias dois eventos voltados para a discussão de temas relacionados à formação de professores do ensino superior. No dia 12, a Universidade recebeu o Encontro do Fórum de Pró-Reitorias de Graduação do Sudeste (ForGRAD-SE) e na data seguinte, 13, o IV Encontro das Pró-Reitorias de Graduação da UFABC, Unifesp e UFSCar.

O ForGRAD-SE iniciou os trabalhos debatendo boas práticas de formação docente para a educação superior de instituições públicas e privadas da região sudeste. As apresentações do dia seguinte estiveram circunscritas aos relatos das três universidades federais do Estado de São Paulo.

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No primeiro dia, a vice-reitora da UFABC, Mônica Schröder, participou da sessão de abertura, destacando a importância do tema para a rede nacional de Ensino Superior. O evento foi aberto pelas experiências dos representantes das universidades federais de São Carlos (UFSCar) e Viçosa (UFV). Depois, no período da tarde, foi a vez de docentes da Universidade São Francisco, Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) apresentarem suas impressões. A pró-reitora de Graduação da UFABC, Fernanda Cardoso, também coordena a Regional Sudeste do ForGRAD. Ela conta que um grupo de trabalho da regional aplicou questionário para levantar desafios e políticas bem-sucedidas que tratassem de formação docente no ensino superior.

“Selecionamos algumas experiências para discutirmos presencialmente, o que contribuirá para a preparação da discussão nacional, assim como para colocar na agenda da nossa Universidade a importância de estabelecermos diretrizes de uma política permanente sobre o tema ”, afirmou.

O representante da UFSCar, Daniel Leiva, pró-reitor de Graduação, acredita na relação entre a formação continuada de professores e a redução da evasão. “Nossos programas tornam os cursos mais atrativos e mantêm os alunos na Universidade”.

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Ele salienta a importância da participação em eventos como o ForGRAD. “Nós aprendemos na ação, reflexão e diálogo com os pares”, afirmou.

Cristiane Baquim baseou sua apresentação em programa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde é pró-reitora de Ensino, que permite aos professores da instituição se capacitarem para exercer a docência de modo mais pleno.

“Nesse programa, eles participam de módulos em que aprendem metodologias de trabalho, avaliação e organização para participar de cursos de áreas como, por exemplo, exatas, humanas e até agrárias”, disse.

Sede do evento na UFABC

Os professores da PUC-SP, Mackenzie, e Universidade São Francisco celebraram a oportunidade de debater a formação continuada de docentes na UFABC.

Para a pró-reitora de Graduação da PUC-SP, Alexandra Geraldini, a Universidade é uma referência em inovação, nas formas de atuar, organização de seus PPCs (Projetos Pedagógicos de Curso) e flexibilidade. “Acho fundamental que a gente possa trocar ideias com o que vem sendo realizado aqui”, afirmou.

Também pró-reitor de Graduação, no Mackenzie, Marcos Nepomuceno Duarte enfatiza que a formação de redes de colaboração entre as instituições de ensino superior é uma demanda que não tem como ser ignorada pelos gestores educacionais do país.

“As universidades públicas têm vantagem nesse aspecto por fazerem parte do sistema federal ativamente, mas é fundamental promover a troca entre instituições de ensino, seja com as federais, outras públicas estaduais, comunitárias ou mesmo com as ditas particulares”, disse.

O pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco, Dilnei Lorenzi, classifica a UFABC como referência no assunto do evento não só no Estado de São Paulo, mas em todo Brasil. Ele afirmou que o debate confere protagonismo à instituição. “Ao concentrar essa discussão aqui, a UFABC se torna uma anfitriã de todo esse processo (de formação continuada de docentes)”.

Federais de São Paulo

No encontro do dia 13, as universidades federais paulistas seguiram com as atividades. Além da UFABC, Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e UFSCar marcaram presença. Pela UFABC, Miguel Said Vieira, vice-coordenador do NETEL (Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas), apresentou as experiências empreendidas pelo núcleo e também no âmbito da RedAES (Rede de Apoio ao Ensino Superior).

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Durante sua fala, o professor tratou das questões suscitadas pela formação de docentes. De acordo com ele, o principal desafio no assunto está relacionado à “localização institucional”.

“É preciso saber como será essa formação, quais são as capacidades mais necessárias, como isso vai ser sustentado em termos de recursos e como vamos destinar as horas dos docentes para fazer essas capacitações”, explicou.

Eventos como esses são também uma oportunidade para abordar temas situados além do foco central dos debates. A pró-reitora de Graduação da Unifesp, Ana Maria Gouw, considera que as instituições presentes ao evento do segundo dia têm muito a aprender com o projeto pedagógico da UFABC.

Ela disse que a sua universidade fez a inovação curricular e conta atualmente com dois bacharelados interdisciplinares. “Precisamos continuar aprimorando. Essa troca possibilita às instituições desenvolver os cursos e o percurso formativo dos estudantes”, disse.


Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC

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