UFABC eleva prestígio acadêmico com nota máxima do MEC
Universidade obteve conceito máximo conferido no processo de recredenciamento da instituição
A UFABC obteve o recredenciamento institucional no último mês de outubro. A nota conquistada – 5 – é a máxima no processo que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. Os avaliadores analisaram o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão. A avaliação é feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC, e confere alto prestígio acadêmico às instituições que conquistam o reconhecimento.
O recredenciamento institucional é a culminância das fases de renovação da regularidade da instituição de ensino superior. O processo, que contou com contribuições de toda a comunidade universitária, engloba etapas que envolvem o levantamento de dados e comprovantes documentais para o preenchimento de formulários.
“A obtenção de um conceito elevado no recredenciamento institucional aponta para a excelência da Instituição de Ensino Superior, de modo a garantir sua regularidade no MEC, bem como a demonstrar credibilidade ante a sociedade e agências de fomento à pesquisa”, afirmou o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, Daniel Pansarelli.
O recredenciamento da instituição e os processos de reconhecimento e renovação dos cursos estão previstos na mesma lei federal de 2004. A legislação incluía também o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Enquanto a avaliação das graduações se baseia na dinâmica de oferecimento dos cursos e sua infraestrutura, o recredenciamento analisa a instituição na totalidade.
Pela UFABC, a Coordenadoria de Regulação e Informação Institucional da Propladi (CRII/PROPLADI) esteve à frente de todo o processo. Ainda em 2023, a área planejou as atividades, observou quais critérios seriam avaliados e contatou possíveis atores institucionais que seriam acionados para a obtenção de documentos e informações.
A avaliação
Foram avaliados mais de 50 itens, distribuídos em cincos grandes eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura da universidade. A equipe do Inep conduziu os trabalhos na modalidade “virtual in loco”, na qual observaram as instalações da Universidade a partir de videoconferências.
A UFABC passou pelo processo de recredenciamento institucional cinco vezes. Três para a obtenção de um conceito geral para oferecimento de cursos em modalidade presencial e duas para o oferecimento de cursos na modalidade EaD, para os quais a Universidade também possui o conceito máximo. A periodicidade do prazo varia conforme a nota obtida. A máxima, como a conquistada agora, tem validade de dez anos.
De acordo com Pansarelli, o recredenciamento embute também novos desdobramentos. Será necessário, segundo ele, manter a qualidade que permitiu à Universidade obter a distinção.
“O principal desafio após a obtenção do conceito máximo nesse processo avaliativo é manter o padrão de excelência durante a próxima década mediante a apropriação do parecer dos avaliadores, que servirá de termômetro para a atuação da gestão universitária, indicando seus acertos e os desafios que devem ser enfrentados de maneira enérgica”, disse.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
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