UFABC conquista recursos para recuperar e ampliar sua infraestrutura multiusuária de pesquisa
Proposta da Universidade foi aprovada pela Finep por meio de chamada pública
A UFABC receberá, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), mais de 8 milhões de reais para a recuperação e ampliação de sua infraestrutura multiusuária de pesquisa.
O recurso – R$ 8.264.206,67 – foi obtido por meio da aprovação de um projeto submetido à chamada pública ‘Pró-Infra Recuperação’, cujo Edital selecionou propostas para apoio financeiro à recuperação e atualização de ambientes de pesquisa e equipamentos. Trata-se de uma ação transversal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Finep e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Para o Pró-Reitor de Pesquisa da UFABC, Prof. Dr. Wagner Alves Carvalho, a aprovação dessa proposta “demonstra que a Universidade busca – e consegue – recursos expressivos para o parque de equipamentos multiusuários”.
O projeto aprovado foi coordenado pelo Prof. Dr. José Antonio Souza (CCNH), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa. Participaram ativamente do processo, também, o Prof. Dr. Jorge Diego Marconi (CECS) e a técnica administrativa Grazielle Arantes Ribeiro (ProPes).
Recuperação e ampliação da central multiusuária de pesquisa da UFABC
Grande parte das atividades de pesquisa conduzidas pelos docentes da UFABC é altamente colaborativa, interdisciplinar e de natureza multiusuária. Assim, as Centrais Experimentais Multiusuário (CEMs) da UFABC – situadas nos campi de Santo André e de São Bernardo do Campo – constituem um complexo de laboratórios providos com equipamentos sofisticados, destinados à realização de experimentos nas áreas de Física, Química, Biologia e Engenharias.
O regime de uso dessas instalações é multiusuário, e atende tanto a comunidade local (docentes, recém-doutores, pós-graduandos e alunos de iniciação científica) como a regional (colaboradores de outras instituições de ensino e pesquisa, centros de pesquisa privados, empresas e organizações).
A maioria dos equipamentos multiusuários de grande porte da UFABC foi adquirida entre 2008 e 2015, o que significa que estão em uso contínuo há até 16 anos. Como resultado, o desgaste natural, decorrente da utilização e do envelhecimento dos equipamentos, tem levado à inoperância ou a reparos cada vez mais frequentes.
A manutenção do funcionamento adequado desses equipamentos impacta diretamente na formação qualificada de recursos humanos; nas atividades de ensino e pesquisa; em atividades de interação com agentes externos (como a extensão tecnológica); e, finalmente, na produção científica (artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado) e tecnológicas (patentes) – missões primordiais da instituição.
De acordo com o Prof. Dr. José Antonio Souza, coordenador do projeto aprovado, “os recursos obtidos viabilizarão a recuperação e atualização de mais de 40 equipamentos de médio e grande porte de características multiusuárias, principalmente instalados nas CEM, garantindo que operem com precisão por um período adicional de 5 a 10 anos. Essa iniciativa é fundamental para assegurar a continuidade de pesquisas de excelência da UFABC”.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Com informações do projeto 1294/24 - RecuperABC: recuperação e ampliação da central multiusuária de pesquisa da UFABC
Redes Sociais