UFABC recebe alunos de nova licenciatura com aula e participação em congresso
Estudantes da nova licenciatura em Educação do Campo visitaram o Campus São Bernardo da Universidade entre os dias 29 e 30 de novembro. Na ocasião, os alunos participaram de mesa sobre as cotas raciais e assistiram à aula.
A turma, que reúne cerca de 70 alunos, é composta por professores da rede pública da educação básica, quilombolas, indígenas, caiçaras e assentados. As aulas do curso ocorrem majoritariamente em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
A mesa que debateu as cotas na universidade uma década após a lei que regulamenta o assunto compunha a programação do VI Congresso UFABC. O evento contou com a participação das professoras Regimeire Maciel e Carolina Bezerra. No dia seguinte (30), os estudantes assistiram à aula do professor Wesley Dourado sobre cartas em que o educador Paulo Freire narra sua infância.
Depois do almoço e caminhada pelo campus, houve ainda, de modo espontâneo, danças, canções e jogos típicos. O estudante Mário Benites da Silva apresentou a atividade indígena Xondaro.
Um dos estudantes que visitaram a UFABC, Paulo Sousa afirmou que era muito grato à recepção. “Os professores compareceram para nos acolher carinhosamente”, disse. Também componente da turma, a aluna Alessandra Aparecida, por sua vez, relata que “foi tudo maravilhoso e lindo”.
Além dos estudantes, a UFABC recebeu lideranças comunitárias. Rosa, a matriarca do grupo, fez um relato da experiência à professora e coordenadora Vicentina Gabriel do Prado Azevedo: “Tia Rosa disse que a aula de ontem era tudo o que precisa para a vida dela! Não quer diploma, porque não é aluna, [quer] somente reconhecimento por ser quilombola e informação que gera conhecimento para sermos pessoas melhores! Amou cada minuto: hotel, lanches, cada abraço dos professores que recebeu”, contou a docente.
A professora e coordenadora institucional PARFOR – Equidade, Suze Oliveira Piza, a professora e coordenadora local PARFOR – Equidade, Vicentina Gabriel do Prado Azevedo, o diretor do CCNH e docente do curso neste primeiro quadrimestre, Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha, a docente Nathalia de Oliveira e a professora e coordenadora, Regimeire Maciel, participaram do evento de acolhimento.
Além da CAPES e do PARFOR – Equidade, o programa recebe a colaboração da prefeitura de Ubatuba. A prefeita Flavia Pascoal e a Secretaria de Educação são parceiras consideradas fundamentais para o desenvolvimento do curso. Vicentina Azevedo providenciou ainda o transporte para os estudantes.
Para mais informações sobre o curso, acesse a página: Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais.
Veja algumas fotos no Instagram do curso @lec.ufabc:
Confira no vídeo como foi a recepção aos estudantes:
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC. Com informações de Nathalia de Oliveira (Equipe da Coordenação do curso de Licenciatura em Educação do Campo).
Redes Sociais