Página inicial > Comunicare > Revista Comunicare UFABC > Edição nº 1 - 2023 > UFABC inclui atividades de extensão universitária nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação

ext uni1
Ação sobre metodologia científica voltada para alunos surdos.

ext uni2

Atividade de extensão aborda conceitos teóricos da pedagogia.

Os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFABC passaram por ajustes e apresentarão nova configuração na exigência de créditos curriculares. As mudanças ocorrem em virtude de diretrizes nacionais para a curricularização da extensão, atendendo à exigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Além dos requisitos em disciplinas obrigatórias, de opção limitada e livres para a diplomação dos alunos, os cursos de graduação passarão a ter, no mínimo, dez por cento de créditos curriculares vinculados a ações de extensão.

A Pró-Reitora de Graduação, Fernanda Cardoso, explica que os processos de alterações começaram pelos bacharelados e licenciaturas interdisciplinares e ingresso, seguidos pelos cursos de formação específica. Segundo ela, as estratégias têm sido a criação de novas disciplinas – ou a adequação das já existentes com “perfil extensionista” – e a previsão de que os discentes também poderão cumprir esses créditos por meio de projetos de extensão. Fernanda ressalta que o objetivo foi concluir a nova formatação dos 29 projetos pedagógicos da graduação até o final de dezembro de 2022.

A trajetória das adequações dos projetos pedagógicos dos cursos (e das disciplinas) começa pela apresentação das propostas pela coordenação de cada curso, e segue trâmites regulados pela Resolução nº 255/2022 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) e pela Resolução nº 28/2022 da Comissão de Graduação (CG). As mudanças passam por análises e pareceres técnicos que envolvem a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), o Sistema de Bibliotecas (SisBi) e o Grupo de Regulação, além de aprovações em plenárias dos cursos, Conselhos de Centro e CG.

Fernanda conta que esse processo de curricularização estará em permanente avaliação, e que eventuais ajustes poderão ocorrer à medida que as disciplinas forem ministradas de acordo com a nova configuração. “Essa nova diretriz pedagógica tem como potencial ampliar o papel do discente como protagonista do processo ensino e aprendizagem, além de potencializar a relação (e a troca de saberes) entre a Universidade e a comunidade” – afirma a pró-reitora.

Revolução de práticas

A participação da ProEC nesse processo segue resolução específica do ConsEPE (nº 253/2022), que regulamentou a inclusão da carga horária em ações de extensão e de cultura na graduação. O pró-reitor da área, Edson Pimentel, explica que uma portaria setorial (nº 2717/2022) foi publicada pela ProEC para orientar as coordenações dos cursos. Essa normativa estabelece critérios e processos para a avaliação do mérito e da viabilidade geral das atividades extensionistas, previstas como componentes curriculares da graduação.

Edson compartilha a expectativa de que a curricularização da extensão tem o enorme potencial de revolucionar as práticas docentes e as atitudes dos discentes em sala de aula. Para ele, o professor precisará fazer uso de abordagens pedagógicas capazes de suscitar a participação ativa do aluno. “Na relação dialógica com a sociedade, o estudante assumirá papéis de protagonismo na produção e sistematização do conhecimento” – conclui o pró-reitor.

A ProEC mantém na internet conteúdos que detalham conceitos e fluxos, além de apresentar documentos e modelos referentes aos procedimentos para a curricularização da extensão na UFABC (curricularizacao.proec.ufabc.edu.br).

Esta matéria é parte da Edição número 01, da Revista Comunicare UFABC.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC

Registrado em: Edição nº 1 - 2023