UFABC inclui atividades de extensão universitária nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação
Ação sobre metodologia científica voltada para alunos surdos. |
Atividade de extensão aborda conceitos teóricos da pedagogia. |
Os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFABC passaram por ajustes e apresentarão nova configuração na exigência de créditos curriculares. As mudanças ocorrem em virtude de diretrizes nacionais para a curricularização da extensão, atendendo à exigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Além dos requisitos em disciplinas obrigatórias, de opção limitada e livres para a diplomação dos alunos, os cursos de graduação passarão a ter, no mínimo, dez por cento de créditos curriculares vinculados a ações de extensão.
A Pró-Reitora de Graduação, Fernanda Cardoso, explica que os processos de alterações começaram pelos bacharelados e licenciaturas interdisciplinares e ingresso, seguidos pelos cursos de formação específica. Segundo ela, as estratégias têm sido a criação de novas disciplinas – ou a adequação das já existentes com “perfil extensionista” – e a previsão de que os discentes também poderão cumprir esses créditos por meio de projetos de extensão. Fernanda ressalta que o objetivo foi concluir a nova formatação dos 29 projetos pedagógicos da graduação até o final de dezembro de 2022.
A trajetória das adequações dos projetos pedagógicos dos cursos (e das disciplinas) começa pela apresentação das propostas pela coordenação de cada curso, e segue trâmites regulados pela Resolução nº 255/2022 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) e pela Resolução nº 28/2022 da Comissão de Graduação (CG). As mudanças passam por análises e pareceres técnicos que envolvem a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), o Sistema de Bibliotecas (SisBi) e o Grupo de Regulação, além de aprovações em plenárias dos cursos, Conselhos de Centro e CG.
Fernanda conta que esse processo de curricularização estará em permanente avaliação, e que eventuais ajustes poderão ocorrer à medida que as disciplinas forem ministradas de acordo com a nova configuração. “Essa nova diretriz pedagógica tem como potencial ampliar o papel do discente como protagonista do processo ensino e aprendizagem, além de potencializar a relação (e a troca de saberes) entre a Universidade e a comunidade” – afirma a pró-reitora.
Revolução de práticas
A participação da ProEC nesse processo segue resolução específica do ConsEPE (nº 253/2022), que regulamentou a inclusão da carga horária em ações de extensão e de cultura na graduação. O pró-reitor da área, Edson Pimentel, explica que uma portaria setorial (nº 2717/2022) foi publicada pela ProEC para orientar as coordenações dos cursos. Essa normativa estabelece critérios e processos para a avaliação do mérito e da viabilidade geral das atividades extensionistas, previstas como componentes curriculares da graduação.
Edson compartilha a expectativa de que a curricularização da extensão tem o enorme potencial de revolucionar as práticas docentes e as atitudes dos discentes em sala de aula. Para ele, o professor precisará fazer uso de abordagens pedagógicas capazes de suscitar a participação ativa do aluno. “Na relação dialógica com a sociedade, o estudante assumirá papéis de protagonismo na produção e sistematização do conhecimento” – conclui o pró-reitor.
A ProEC mantém na internet conteúdos que detalham conceitos e fluxos, além de apresentar documentos e modelos referentes aos procedimentos para a curricularização da extensão na UFABC (curricularizacao.proec.ufabc.edu.br).
Esta matéria é parte da Edição número 01, da Revista Comunicare UFABC.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC
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