Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Divulgação Científica > Artigos científicos > A história das ciências e da matemática como recurso no ensino de medida de tempo no ensino fundamental
Início do conteúdo da página

A história das ciências e da matemática como recurso no ensino de medida de tempo no ensino fundamental

artigo 48 imagem internaAutores: Rosângela Rodrigues Garbin, Catiéle Scheidt Kurz, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.

Instituições: Universidade Federal do ABC.

Referência: GARBIN, R. R.; KURZ, C. S.; FRANCHI, R. H. O. L.. A história das Ciências e da Matemática como recurso no ensino de medida de tempo no Ensino Fundamental. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 26, p. 1-18, 2024.

Link para a publicação original 
 
Palavras-chave: história, ensino de ciências, ensino de matemática, relógio de sol, ensino fundamental. 

Resumo: Este relato de experiência descreve uma atividade pedagógica desenvolvida com uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental – anos iniciais –, na qual o conceito de medida de tempo foi ensinado por meio da história das Ciências e da Matemática. Utilizando uma abordagem que relaciona a evolução histórica da medição do tempo com práticas contemporâneas, a atividade teve como objetivo levar os estudantes a superar as dificuldades em ler horas em relógios analógicos. O método incluiu uma sondagem inicial, discussões teóricas baseadas em materiais didáticos e vídeos, atividade prática de construção de relógios de sol e reaplicação da sondagem inicial para avaliação da aprendizagem. Os resultados indicaram uma melhora significativa na compreensão dos estudantes sobre a leitura de horas, com aumento de acertos em comparação à sondagem inicial. A experiência proporcionou um aprendizado mais dinâmico e contextualizado, aproximou os estudantes da história das Ciências e facilitou a compreensão de conceitos abstratos como o tempo.

Registrado em: Artigos científicos
Fim do conteúdo da página