Página inicial > Divulgação Científica > Artigos científicos > Células CAR anti-CD19 para malignidades de células B: uma revisão sistemática e meta-análise focada nos impactos clínicos dos domínios estruturais do CAR, condições de fabricação, produto celular, doses, idade do paciente e tipos de tumor

artigos 08 26082024Autores: Erik Montagna 1, Najla Santos Pacheco de Campos 2 3, Victoria Alves Porto 2, Giselle Correia Próspero da Silva 2, Eloah Rabello Suarez 4 5

Instituições: 1Centro Universitário FMABC, 2Center for Natural and Human Sciences, Federal University of ABC. 3Graduate Program in Medicine - Hematology and Oncology, Federal University of São Paul, 4Center for Natural and Human Sciences, Federal University of ABC

Referência: BMC Cancer . 2024 Aug 22;24(1):1037. doi: 10.1186/s12885-024-12651-6.

Link para a publicação original

Palavras-chave: domínio transmembrana; dose de células T CAR; resposta clínica células T CAR; leucemias; linfomas

Resumo: Este estudo incluindo 3.421 pacientes com leucemias e linfomas de células B tratados com células CAR T anti-CD19 demonstrou que: - Os pacientes podem experimentar benefícios de sobrevida com terapia com células CAR T anti-CD19 independentemente de terem apresentado boas respostas objetivas. - As células CAR T anti-CD19 contendo CD28 nos domínios extracelular, transmembrana e coestimulatório foram superiores às suas contrapartes na melhoria da sobrevida global de 12 meses (OS), melhor resposta completa (BCR) e melhor resposta objetiva (BOR) em pacientes com malignidades de células B. - A sobrevida global de 12 meses não foi afetada pela idade dos pacientes tratados com esta terapia, mas pacientes mais jovens tiveram uma taxa de BCR significativamente maior. - Doses de células T CAR entre 1 e 4,9 milhões de células/kg resultaram em melhores taxas de respostas clínicas. - A taxa geral de BCR foi de 56%, com 60% de OS e 75% de BOR para pacientes tratados com células CAR T anti-CD19. Esta meta-análise é uma ferramenta crítica de geração de hipóteses, capturando efeitos na literatura de células CAR T anti-CD19, que ainda carece de ensaios clínicos randomizados e grandes estudos observacionais.

Registrado em: Artigos científicos