Página inicial > Divulgação Científica > Artigos científicos > Evolução da terapia celular para o carcinoma de células renais

Evolução da terapia celular para o carcinoma de células renais

artigos 09 26082024Autores: Yufei Wang1,2, Eloah Rabello Suarez3,4, Gabriella Kastrunes1, Najla Santos Pacheco de Campos3,4, Rabia Abbas1, Renata Schmieder Pivetta3,4, Nithyassree Murugan1, Ghanbar Mahmoodi Chalbatani5, Vincent D'Andrea6 and Wayne A. Marasco1,2

Instituições: 1 Departamento de Imunologia do Câncer e Virologia, Dana-Farber Cancer Institute; 2 Harvard Medical School; 3 Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC; 4 Programa de Pós-Graduação em Medicina ‑ Hematologia e Oncologia, Universidade Federal de São Paulo; 5 Departamento de Imunologia, Mayo Clinic; 6 Departamento de Cirurgia, Brigham and Women's Hospital

Referência: Molecular Cancer volume 23, Article number: 8 (2024)

Link para a publicação original

Palavras-chave: imunoterapia; terapia celular; carcinoma de células renais; CAR-T; CAR-NK

Resumo: Nos últimos dez anos, o tratamento para um tipo de câncer nos rins chamado carcinoma de células renais (RCC) melhorou bastante. Antes, os médicos usavam uma combinação de cirurgia para remover o tumor e medicamentos fortes que estimulavam o sistema imunológico. Hoje em dia, utilizam tratamentos mais avançados, como terapias que atacam diretamente o tumor e fortalecem o sistema imunológico, ou combinam diferentes tipos de tratamento. No entanto, curar completamente a doença, especialmente em casos avançados, ainda é muito difícil. Um tipo de tratamento que tem mostrado bons resultados para alguns tipos de câncer no sangue é a terapia celular, onde células modificadas são usadas como uma espécie de "remédio vivo". Os cientistas estão trabalhando duro para adaptar essa tecnologia para tratar tumores sólidos, como o RCC. Neste texto, falamos sobre diferentes tipos de terapias celulares que estão sendo estudadas para tratar o RCC, como transplante de células-tronco, células T e NK modificadas, e vacinas feitas de células especiais chamadas dendríticas. Também discutimos novas ideias que estão sendo testadas, como o uso de macrófagos e células T reguladoras modificadas, para ajudar a avançar o tratamento e, quem sabe, alcançar a cura para esse tipo de câncer.

Registrado em: Artigos científicos