Página inicial > Divulgação Científica > Artigos científicos > Explorando o uso de um lipopeptídeo em monocamadas de dipalmitoilfosfatidilcolina para detecção de glifosato em ambientes aquosos

artigos 02 26082024Autores: Priscila S. Ferreira, Barbara B. Gerbelli, Ana C. H. Castro-Kochi, Bruna Cortez, Fabiola L. Castro, Jorge Cantero, Federico Iribarne, Ian W. Hamley, Wendel A. Alves.

Instituições:
(1) Center for Natural and Human Sciences, Federal University of ABC, Santo André, 09210-580, Brazil. (2) Theoretical Chemical Physics and Biology Group, Mathematics-DETEMA Department, Faculty of Chemistry, UdelaR, General Flores 2124, Montevideo 11600, Uruguay. (3) Department of Chemistry, University of Reading, Reading RG6 6AD, UK.

Referência: Langmuir 2024, 40, 26, 13583–13595.

Link para a publicação original: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.langmuir.4c01089

Palavras-chave: biossensor eletroquímico; lipopeptídeo; fosfatidilcolina; detecção de pesticidas; espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS); isotermas de Langmuir; dinâmica molecular.

Resumo: O artigo explora o uso de um lipopeptídeo em monocamadas de dipalmitoilfosfatidilcolina para melhorar a detecção do pesticida glifosato em ambientes aquosos. O objetivo principal foi desenvolver um biossensor eletroquímico altamente sensível, utilizando a interação entre o lipopeptídeo e o glifosato. Os resultados mostraram que o sistema detectou concentrações de glifosato na ordem de 24 nmol/L, um avanço significativo em comparação a outros métodos. Esse biossensor apresenta grande potencial para monitoramento ambiental de pesticidas.

Registrado em: Artigos científicos