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Internacionais de trabalhadores, Gramsci e a relação trabalho-educação: reflexões para a política educacional

artigo 45 internaAutores: Carmen Sylvia Vidigal Moraes; Felipe Alencar; Márcia Aparecida Jacomini.

Instituições: Universidade Federal do ABC; Universidade de São Paulo; Universidade Federal de São Paulo.

Referência: MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ALENCAR, Felipe; JACOMINI, Márcia Aparecida. Internacionais de Trabalhadores, Gramsci e a relação trabalho-educação: reflexões para a política educacional. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0210, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0210.

Link para a publicação original 

Palavras-chave: educação contemporânea; movimentos socialistas internacionais de trabalhadores; Antonio Gramsci; relação trabalho-educação.

Resumo: Defrontando-se com as contrarreformas neoliberais contemporâneas, que aprofundam as desigualdades sociais e educacionais, este artigo tem como objetivo revisitar concepções e propostas de educação e sua relação com o trabalho, presentes historicamente nos movimentos de trabalhadores, e analisar em que medida podem contribuir, hoje, para as ações de resistência e organização de políticas educacionais das classes subalternas nas lutas por hegemonia. A discussão é realizada por meio de um estudo teórico-bibliográfico, que visa à divulgação de ideias do campo socialista para a educação. Indicamos que as propostas para uma educação emancipatória possuem longa trajetória histórica, e que os espaços de participação ativa dos movimentos do século XIX, em particular das Internacionais de Trabalhadores e na Comuna de Paris, foram meios de circulação de ideias pedagógicas para a educação integral da classe trabalhadora. São retomadas as formulações de Karl Marx, Paul Robin, Antonio Gramsci, Anatoli Lounatcharski e Nadezhda Krupskaya sobre o trabalho como princípio educativo. Destacamos as contribuições de Gramsci considerando a atualidade de seu pensamento para o debate educacional contemporâneo, no que diz respeito ao vínculo da escola com o processo de disputa de hegemonia e apreensão da realidade. Desse modo, situamos os desafios para a defesa intransigente da educação pública, laica, democrática e de qualidade socialmente referenciada numa formação humana, integral e científica, que dê aos filhos das classes subalternas a possibilidade de serem dirigentes e construírem o seu próprio futuro.

Registrado em: Artigos científicos
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