Página inicial > Divulgação Científica > Artigos científicos > Modelos de otimização aplicados ao problema de substituição de equipamentos: revisão e tendências

artigos 14 28082024Autores: Eder Oliveira Abensur; Bruna Pereira Santos; Anselmo Alves Bandeira

Instituições: UFABC; UFBA.

Referência: Gestão & Produção, vol.30, 2023.

Link para a publicação original

Palavras-chave: política de substituição de equipamentos; programação matemática; otimização

Resumo: A substituição de equipamentos é uma relevante decisão de engenharia. O objetivo deste trabalho foi identificar e organizar as propostas de otimização matemática e as técnicas de busca de resultados que têm contribuído para a solução deste problema. Como resultado, classificamos os materiais bibliográficos identificados em sete tipos distintos de abordagens. O trabalho também fornece uma visão integradora do nível de complementaridade das categorias identificadas. A abordagem de visualização em rede representou cerca de 57% dos trabalhos selecionados e ainda está em uso. No entanto, desde 2000, outras abordagens, como lógica fuzzy, opções reais e aprendizado de máquina aumentaram 40% e se tornaram tendências atuais relevantes.

Registrado em: Artigos científicos