Página inicial > Divulgação Científica > Artigos científicos > Nanocompósitos de PVA/tubos de nanotitanato: avaliando as propriedades estruturais necessárias para o desempenho como sistemas de entrega de macromoléculas

artigos 33 imagem internaAutores: Irina M. Factori, Emerson R. da Silva, Barbara B. Gerbelli, Michelle S. Liberato, Daniele Ribeiro de Araujo, Wendel A. Alves

Instituições: Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Referência: FACTORI, Irina M.; DA SILVA, Emerson R.; GERBELLI, Barbara B.; LIBERATO, Michelle S.; DE ARAUJO, Daniele Ribeiro; ALVES, Wendel A. PVA /titanate nanotube nanocomposites: Evaluating the required structural properties for their performance as macromolecule delivery systems. JOURNAL OF APPLIED POLYMER SCIENCE, v. 2024, p. e56226-1-13, 2024.

Link para a publicação original

Palavras-chave: nanocompósitos eletrofiados; transições térmicas; SAXS; liberação in vitro; entrega transdérmica de medicamentos.

Resumo: O estudo apresenta um avanço significativo no desenvolvimento de sistemas de entrega de macromoléculas usando nanocompósitos de álcool polivinílico (PVA) e nanotubos de titanato (TiNT). Por meio da técnica de eletrofiação, criaram-se estruturas de nanofibras que incorporam TiNTs em várias concentrações, explorando sua influência nas propriedades físicas e funcionais do material. A análise detalhada, utilizando métodos como microscopia eletrônica de varredura (SEM) e tomografia computadorizada (micro-CT), demonstrou que a adição de TiNTs altera significativamente a morfologia e as propriedades mecânicas e térmicas das matrizes de PVA, além de influenciar positivamente a estabilidade e a eficiência da liberação de proteínas, como a albumina sérica bovina (BSA). Esses achados indicam que os nanocompósitos PVA/TiNT podem ser plataformas promissoras para a entrega controlada de fármacos e outras aplicações biomédicas, oferecendo novas possibilidades para o desenvolvimento de dispositivos de liberação de drogas personalizadas e mais eficazes.

Registrado em: Artigos científicos