Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Divulgação Científica > Artigos científicos > O estágio supervisionado a partir da abordagem autobiográfica: um estudo com histórias de vida de professores e a formação docente
Início do conteúdo da página

O estágio supervisionado a partir da abordagem autobiográfica: um estudo com histórias de vida de professores e a formação docente

artigos 10 26082024Autor: Daniel Mendes Gomes

Instituição: Universidade Federal do ABC

Referência: GOMES, Daniel Mendes. O estágio supervisionado a partir da abordagem autobiográfica: um estudo com histórias de vida de professores e a formação docente. Revista NUPEM (impressa), v. 16, p. 01-17, 2024.

Link para a publicação original 

Palavras-chave: estágio supervisionado; histórias de vida de professores; abordagem autobiográfica.

Resumo: Este artigo apresenta algumas contribuições da abordagem autobiográfica para a formação inicial de professores. A experiência aqui contatada é a da elaboração e execução da disciplina Estágio Supervisionado I da primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do ABC. Partindo de uma metodologia centrada na vida de professores, os estagiários entraram nas escolas de educação básica com o propósito de entender por que os professores ensinam o que ensinam. Essa experiência foi baseada, sobretudo, nos estudos de Goodson (2020), Bueno, Catani e Sousa (1998) e Nóvoa (1995). O artigo discute como a abordagem das histórias de vida contribuiu para a formação docente e para um melhor conhecimento do cotidiano escolar, principalmente, da prática do professor. A abordagem autobiográfica foi utilizada como caminho metodológico para a realização do estágio supervisionado, entendido como vivência e pesquisa de forma indissociável.


Registrado em: Artigos científicos
Fim do conteúdo da página