Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Divulgação Científica > Artigos científicos > O lugar na construção de uma educação popular a partir de Milton Santos, Paulo Freire e Bell Hooks
Início do conteúdo da página

O lugar na construção de uma educação popular a partir de Milton Santos, Paulo Freire e Bell Hooks

artigos 25 imagem internaAutores: Flavia Silva Pinto e André Pasti.

Instituição:
 UFABC.

Referência:
 PINTO, Flávia; PASTI, André. O lugar na construção de uma educação popular a partir de Milton Santos, Paulo Freire e bell hooks. Estudos Geográficos (UNESP), Rio Claro, v. 22, n .2, 2023.

Link para a publicação original

Palavras-chave: educação popular; lugar; Milton Santos; Paulo Freire; Bell Hooks.

Resumo: Este artigo estabelece diálogos entre obras selecionadas do geógrafo brasileiro Milton Santos, do "Patrono da Educação" Paulo Freire, e da intelectual e professora feminista bell hooks para explorar as potências para possíveis novas epistemologias de uma educação libertadora centrada no lugar vivido, em seus respectivos saberes e práticas populares, como premissa da construção de sujeitos históricos autoconscientes na escola. Ao correlacionar as obras desses autores, suas formulações teóricas, reflexões pedagógicas e experiências, buscamos a compreensão da importância do conceito geográfico de lugar nas propostas da educação popular nesta conjuntura de políticas neoliberais na educação brasileira, que favorecem a massificação e impedem a formulação do pensamento crítico.


Registrado em: Artigos científicos
Fim do conteúdo da página