Processamento da biomassa de uma macrófita (Salvinia auriculata) por fermentação semi-sólida e síntese verde de suas nanopartículas para utilização como insumos agrícolas

artigos 04 imagem internaAutores: J. F. de Lima, F. O. Menezes, A. P. Maciel, R. H. C. R. Araujo, W. Souza.

Instituições:
 Center for Natural and Human Sciences, Alameda da Universidade, Federal University of ABC (UFABC), SP, Brazil; Technological Center, Department of Chemistry. Av dos Portugueses, Federal University of Maranhão, São Luís, MA, Brazil; Federal University of Campina Grande, Food Engineering Academic Unit, Rua Aprígio Veloso, University, Campina Grande, Paraíba, Brazil.

Referência: J. F. de Lima, F. O. Menezes, A. P. Maciel, R. H. C. R. Araújo & W. Souza (31 Jul 2024): Processing of Salvinia auriculata biomass by semi-solid fermentation and green mechanochemical synthesis as agricultural inputs, Journal of Plant Nutrition.

Link para a publicação original

Palavras-chave: biomassa; nanopartículas; biofertilizantes; agricultura sustentável; herbáceas.

Resumo: Atualmente, a biomassa de várias espécies de plantas está sendo utilizada para produzir insumos agrícolas de alto valor, e a técnica de síntese mecanoquímica verde é empregada neste processo devido à sua natureza relativamente simples. Esta técnica utiliza biomassa para produzir novos compostos biologicamente ativos com propriedades como biofertilizantes, bioestimulantes e bioinseticidas. No presente estudo, a biomassa de Salvinia auriculata foi usada para obter um substrato vegetal valioso e posteriormente processada para ser aplicada em cultivos vegetais para melhoria da produtividade em condições de campo. A biomassa de Salvinia foi submetida à fermentação semissólida, resultando em um substrato orgânico. Este substrato foi testado para a germinação de sementes de melão (Cucumis melo L.) e melancia (Citrullus lanatus), demonstrando excelentes resultados quando comparados a substratos comerciais. Comparando as mudas de melão cultivadas em diferentes substratos comerciais com substrato Salvinia, o índice de germinação (GI), índice de velocidade de germinação (GSI), número de folhas (NL), comprimento da parte aérea (APL), comprimento da raiz (RL), massa fresca da parte aérea (APFM), massa fresca da raiz (RFM), massa seca da parte aérea (APDM) e massa seca da raiz (RDM) apresentaram, respectivamente, um aumento de 35%, 42,79%, 52%, 56,72%, 143,4%, 97%, 111,4%, 112%, 49,5% e 103%, demonstrando que o substrato Salvinia é superior aos substratos comerciais avaliados. Resultados semelhantes foram obtidos para plantas de melancia cultivadas em substrato Salvinia. Posteriormente, um bionanofertilizante (BNF) a partir de biomassa fermentada foi produzido por meio de síntese mecanoquímica verde, uma técnica que se mostrou altamente eficiente para produção de nanofertilizantes. Os testes demonstraram que o BNF em diferentes doses teve efeitos em culturas vegetais após aplicação foliar no campo. Em plantas de melão, a produtividade por planta aumentou em 50% após a aplicação foliar de BNF e a produtividade por hectare passou de 14 Kg/ha para aproximadamente 20 Kg/ha após 12% de aplicação de BNF. Portanto, a biomassa de Salvinia auriculata é uma excelente fonte de compostos orgânicos para formulação de insumos agrícolas.

Registrado em: Artigos científicos