Página inicial > Divulgação Científica > Artigos científicos > Propulsão a jato acústica e termoacústica

Propulsão a jato acústica e termoacústica

Autores: Jeroen Schoenmaker, Danilo Almeida Machado, Heriques Frandini, A Hetem Junior, Fábio AS Mota

Instituições: Universidade Federal do ABC, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Referência: Journal of Applied Fluid Mechanics, Vol. 16, No. 3, pp. 401-411, 2023.

Link para a publicação original

Palavras-chave: Propulsão a jato, jatos sintéticos, motores termoacústicos, instrumentação, vórtices

Resumo: Nesse projeto, juntamos 3 áreas distintas: jatos sintéticos, motores termoacústicos e propulsão a jato. Um jato sintético é um tipo de jato pulsado, de tal forma que a quantidade de ar que é expelida pela saída é novamente sugada de volta em um movimento cíclico. Nesse contexto, os motores termoacústicos são úteis, pois geram um movimento oscilatório do ar a partir de um gradiente de temperatura. Construímos um motor termoacústico com a geometria adequada e demonstramos pela primeira vez a propulsão termoacústica por meio de jatos sintéticos.

Registrado em: Artigos científicos