Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
Autores: Felipe Alencar; Isaac Oliveira Moutinho Junior; Márcia Aparecida Jacomini.
Instituições: Universidade Federal do ABC (UFABC); Rede Estadual de São Paulo; Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Referência: ALENCAR, F.; JUNIOR, I. O. M. .; JACOMINI, M. A. Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 158–180, 2023. DOI: 10.9771/gmed.v15i2.54845.
Link para a publicação original
Palavras-chave: Inova Educação; gestão democrática; Grupo Escola Pública e Democracia; participação ativa; resistências na escola.
Resumo: À luz da perspectiva gramsciana de construção social da escola como espaço de disputa de hegemonia, o artigo apresenta análises e reflexões das experiências do Grupo Escola Pública e Democracia, que reúne comunidades de 15 escolas estaduais de São Paulo. Por meio de registros de pesquisa participante, exibe-se o processo de apropriação, resistências e criação de alternativas político-pedagógicas durante a implementação do programa Inova Educação, na rede estadual de São Paulo, entre 2018-2021. Ainda que num contexto repressivo e com certas contradições das resistências, a comunidade escolar não somente reproduz a política educacional, mas interage, atua e reflete, se houver condições de autonomia político-pedagógica e espaços de participação ativa para gestão democrática do ensino público.
Redes Sociais