Página inicial > Divulgação Científica > Artigos científicos > Sendo "Doutor" no exterior: brasileiros estudando Medicina na Argentina

Sendo "Doutor" no exterior: brasileiros estudando Medicina na Argentina

Autores: FREITAS, João Alfredo Xavier de; ALMEIDA, Wilson Mesquita de.

Instituições: UFABC; USP.

Referência: PERIPLOS. Revista de Investigação sobre Migrações, v.7, n. 2, p. 121-144, 2023.

Link para a publicação original

Palavras-chave: migração estudantil; ensino superior; Medicina; redes sociais; internet.

Resumo: O artigo apresenta os achados de uma investigação que analisou o crescimento da ida de brasileiros para a Argentina com o intuito de cursar Medicina. Buscamos entender as motivações dos estudantes a partir dos condicionantes estruturais e conjunturais da sociedade brasileira e de suas perspectivas pessoais. Para tal, foi feito um questionário, respondido por 108 estudantes. Identificamos que os estratos das classes médias e baixas deixam o país em virtude da persistente dificuldade de acessar o curso, apesar das expansões educacionais ocorridas nas últimas décadas. Estes alunos apoiam-se, sobretudo, em práticas virtuais que facilitam a circulação de informações entre eles. Concluímos que se trata de uma fuga para o exterior.

Registrado em: Artigos científicos