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Mobilização social pelo Facebook: caso pró Mata Atlântica

Considerado um dos biomas com maior biodiversidade e também um dos mais ameaçados do mundo, a Mata Atlântica recebe grande atenção do movimento ambientalista brasileiro na luta por sua proteção. No movimento ambientalista brasileiro pró-Mata Atlântica, que é composto por diversos atores, destacam-se organizações da sociedade civil que se utilizam de ações de mobilização social como estratégias para alcançar seus objetivos. Com o crescimento do uso da internet e a emergência das redes sociais digitais, em especial o facebook, o movimento ambientalista encontra na rede mundial de computadores uma ferramenta ágil, de baixo custo e de grande alcance de públicos para otimizar suas ações de mobilização. Esta pesquisa tem, portanto, como objetivo principal, analisar o discurso voltado à mobilização social de organizações pró-Mata Atlântica realizado no facebook. A pesquisa apresenta também um panorama do movimento ambientalista no Brasil e no mundo; argumenta sobre a emergência da proteção da Mata Atlântica; discute sobre as transformações que o uso da internet acarretou nas formas de comunicação da contemporaneidade e apresenta as principais formas de ações de mobilização social de organizações pró-Mata Atlântica. A metodologia utilizada envolve revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise do discurso nas páginas do facebook de cada organização. Com a análise do discurso verificou-se que as organizações estudadas utilizam-se do facebook para ações de mobilização social especialmente por meio do estímulo à criação de vínculos emocionais do público com as causas que defendem, incentivando a mudança de valores e comportamento. Conclui-se que a luta pela defesa da Mata Atlântica, por parte de algumas das organizações que têm essa missão, tem na atuação no facebook uma importante ferramenta para suas ações de mobilização social.

“O crescente uso das redes sociais digitais, como o facebook, tem se mostrado uma ferramenta extremamente útil na luta do ambientalismo por aumento de visibilidade, conquista de legitimidade para suas causas e mobilização da população em geral. No entanto, é na combinação de atuação presencial e virtual que a mobilização social de organizações ambientalistas ganha em efetividade”.

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Foto Mata Atlântica: https://www.ufmg.br/online/arquivos/016293.shtml

Mariana Eunice Alves de Almeida

Perfil

Mariana Eunice Alves de Almeida

Mestre em Ciências Humanas e Sociais (2014) - Universidade Federal do ABC, Especialista em Comunicação Empresarial e graduada em Administração. Docente Auxiliar na Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de especialização EAD: Comunicação Empresarial; Gestão de Conteúdo em Jornalismo. Orientadora: Neusa Serra / Co-orientador: Sergio Amadeu da Silveira. Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais - Mestrado. Defesa: 17/12/2014.

Registrado em: Pesquisas de Egressos
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